Domingo com Música 2. 50 anos sem Janis Joplin. Com Janis Joplin, Cassia Eller, Victor Biglione e a história de Mercedes Benz


Hoje, o Domingo com Música do Blog do Mello é duplo: mais cedo publiquei Piazzolla e seu Adios Nonino.

Mas não poderia deixar passar em branco esta data. Em 4 de outubro de 1970, morria Janis Joplin. Há exatos 50 anos. Poucos dias antes, ela havia gravado a que viria a ser uma de suas mais famosas canções, Mercedes Benz, a capela, enquanto aguardava alguns ajustes no estúdio. Aqui, a história da canção:
A letra da música foi escrita no Vahsen's, um bar em Port Chester, Nova York, em 8 de agosto de 1970, durante uma improvisação de poesia entre Joplin e o compositor Bob Neuwirth. A letra foi inspirada na primeira linha de uma canção escrita pelo poeta beat de San Francisco Michael McClure, ""Come on, God, and buy me a Mercedes Benz." ("Vamos, Deus, e me compre uma Mercedes Benz.").
Joplin a ouviu cantada por um amigo de McClure e começou a cantá-la também. No bar de Port Chester, Joplin cantou o verso algumas vezes e começou a mexer na letra de McClure, enquanto Neuwirth copiava a nova letra em guardanapos de bar, que ele guardou por anos. Ela cantou a nova versão pela primeira vez naquela noite em seu show no Capitol Theatre em Port Chester. Bobby Womack afirma em sua autobiografia que Joplin se inspirou para escrever a letra depois de dar um passeio com ele em seu novo Mercedes-Benz 600.
A música foi gravada durante uma sessão de gravação em 1 de outubro de 1970. Essas foi uma das últimas faixas que Joplin gravou; já que morreu três dias depois, em 4 de outubro. [Wikizero]
Abaixo, a gravação original de Joplin e que ficou registrada em seu álbum póstumo, Pearl. E depois, a linda homenagem de Cassia Eller e Victor Biglione à cantora, com a mesma Mercedes Benz.






Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.