No Chile, Braga Netto seria enquadrado na nova lei que pune negacionismo dos crimes da ditadura

Ontem, em depoimento na Câmara, o ministro da Defesa Braga Neto minimizou crimes e negou que tenha havido uma ditadura no Brasil. No Chile, seria enquadrado na nova lei que pune os negacionistas.
"Não considero que tenha havido uma ditadura. Houve um regime forte. Eu concordo, cometeram excessos dos dois lados, mas isso tem que ser analisado na época da história, com guerra fria e tudo mais, e não pegar uma coisa do passado e trazer para os dias de hoje. Se houvesse ditadura, talvez muitas pessoas não estariam aqui, (por causa das) execuções", disse Braga Netto.

Já no Chile, a Comissão de Ética da Convenção Constitucional do Chile estabeleceu que serão aplicadas sanções àqueles que negarem a existência de violações de direitos humanos por parte do Estado nos períodos em que for comprovado que foram cometidos crimes contra a humanidade.
A definição adotada pela Comissão sustenta que “negacionismo é entendido como toda ação ou omissão que justifique, negue ou minimize, peça desculpas ou glorifique os crimes contra a humanidade ocorridos no Chile entre 11 de setembro de 1973 e 10 de março de 1990”. [Pagina 12]
Ou seja, se negasse a ditadura no Chile Braga Netto seria enquadrado na lei. Na Argentina e no Uruguai, nenhum militar teria a coragem de negar a ditadura naqueles países, com vários de seus comandantes apodrecendo na cadeia. Na Argentina, o ditador Vilela morreu preso.
 
Aqui no Brasil, generais como Braga Netto desfilam sua arrogância como se não tivessem de prestar contas a nós que lhes pagamos os soldos, as mordomias, as picanhas, os leite Moça, além da farda, casa, comida, pensão para filhas, e ainda se acham no direito de nos ameaçar com as armas que pagamos com nossos impostos. 
 
Por último, e não menos importante, Braga Netto está recebendo, como general e ministro, mais de R$100 mil por mês, enquanto o governo de que faz parte colocou 25 milhões de brasileiros na linha da pobreza, deixou morrer quase 600 mil por COVID e desempregou 15 milhões.
 
De que se jactam?






Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos



Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.