Juiz acata ação e Moro vira réu em pedido de indenização ao país por prejuízos causados por ações ilegais da Lava Jato: 'Cite-se o réu!'

Deputados do PT e advogados do grupo Prerrogativas entraram com ação na Justiça pedindo que o ex-juiz Sergio Moro seja condenado a ressarcir a nação por prejuízos causados por suas ações ilegais à frente da Operação Lava Jato. O juiz federal Charles Renaud Frazão de Morais  determinou: "Cite-se o réu".

Na ação, assinada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos e Marco Antônio Riechel Mann Jr., do grupo Prerrogativas, os deputados petistas Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS) afirmam que "o ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais".

O advogado Marco Aurélio de Carvalho sustenta que não há revanchismo [na ação] e que "corrupção praticou Moro, ao violar regras do direito".

"Nós, do Prerrogativas, defendemos que a ele sejam assegurados a presunção de inocência, o devido processo legal e o pleno exercício de defesa, princípios vilipendiados pela Lava Jato."

"Moro é um dos grandes responsáveis pelo rastro luminoso de destruição e de miséria que o lavajatismo deixou no país. Foram quase 5 milhões de desempregos e aproximadamente 200 bilhões de reais de prejuízos à nossa economia. Precisa, pois, responder pelos atos que praticou na condução da Força tarefa de Curitiba.Terá direito à presunção de inocência e ao livre e sagrado exercício do direito de defesa, princípios que nunca respeitou na sua vida profissional. Agora como réu, terá a oportunidade de refletir sobre o mal que provocou ao país", segue o defensor. [Folha. Mônica Bergamo com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith]

O ex-juiz deve pagar pelo que fez, embora seja impossível que ele consiga restituir ao país o prejuízo financeiro que causou e, ainda mais, o prejuízo político, pois foi sua ação ilegal (segundo o STF) que tirou Lula da disputa, incendiou o país contra o PT e acabou levando à presidência o infame Bolsonaro, que não deveria ser nem deputado, quanto mais presidente da República.

Além da ação cível, Moro deveria responder também a uma ação criminal para mofar na cadeia. Com amplo direito a defesa e um julgamento justo, coisas que ele enquanto juiz não praticou nem permitiu.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: