'Se não for preso, tô no lucro' —é o que move Bolsonaro

Não passa um dia sem que Bolsonaro e a corja que o cerca ameacem a democracia brasileira. O presidente, os filhos, militares, pastores, todos pregam que pode não haver eleição ou que o resultado dela, sendo contrário a Bolsonaro (como todas as pesquisas indicam), vai levar o país a uma convulsão social.

Quanto maior o estrago que essas declarações e provocações diárias causarem, melhor para Bolsonaro e seus objetivos: o principal, um golpe; o secundário, livrar a cara da prisão que o aguarda, tantos os crimes cometidos, inclusive esses de ameaçar as eleições e a democracia.

Claro que ele prefere o golpe para continuar no poder destruindo o país e, muito provavelmente, juntando ainda mais rachadinhas e gastos secretos no cartão corporativo. Mas o horizonte do golpe se afasta cada vez mais dele, à medida que a candidatura Lula cresce e pode vencer no primeiro turno.

Daí a provocação de uma sublevação, com a multidão de gente armada pelo governo com as leis "libera geral" dos armamentos saindo às ruas e ameaçando incendiar o país.

Isso já vem acontecendo, como o recente explosivo na manifestação em apoio a Lula na Cinelândia e o ataque com fezes ao carro do juiz que mandou prender o corrupto ex-ministro do MEC Milton Ribeiro.

A estratégia de Bolsonaro é a mesma de Trump, causar um tumulto tão grande que o próximo governo aceite uma composição para "apaziguar o país".

Nos EUA, Trump não foi impichado nem teve os direitos políticos cassados para estancar o golpe no Capitólio.

No Brasil, Bolsonaro pode ficar longe da Papuda em troca de acalmar as milícias que ele alimenta durante sua vida, mais especificamente ainda agora em seu mandato.

Basta que se anuncie que ele está sendo processado na Justiça e o processo se arraste como o de Temer —mas sem cadeia, que Temer chegou amargar por uns dias.

No voto, Bolsonaro sabe que já perdeu. Agora só lhe resta o improvável golpe ou o tumulto para livrar sua cara da Papuda.


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: