Imagens de drone mostram destruição das encostas na catástrofe de São Sebastião

O Projeto Baleia a Vista publicou em seu perfil no Instagram imagens captadas por drones da região de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, cidade mais afetada pela tragédia das enchentes que atingiu a região no final de semana passado.

É possível ver a destruição das encostas pela imensa quantidade de água que caiu sobre a cidade, uma precipitação de quase 700mm num único dia, recorde absoluto de todos os tempos no Brasil.

As imagens mostram que não foram afetadas apenas as áreas dos pobres (que acabam sendo nas entrelinhas os culpados de suas próprias tragédias, por construírem em áreas de risco), mas há mansões agora à beira do precipício e áreas virgens completamente devastadas pela força das águas.

É cada vez mais urgente repensar a relação do homem com a natureza, para o que catástrofes como essa deveriam servir de alerta na busca de uma solução global, enquanto procuramos mitigar os efeitos locais.

Mas é desanimador, quando vemos que, mesmo diante da tragédia, pessoas se aproveitam da situação para, por exemplo, cobrar R$93 por uma garrafa de água mineral.

Aliás, como pensar como comunidade, globalmente, sob o capitalismo?


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos