Ação de Lira e partidos de oposição é uma cassação informal de parte dos poderes de Lula

Em sua coluna de sexta, 17, no Poder360, o jornalista Janio de Freitas critica a ação do presidente da Câmara Arthur Lira e de alguns partidos com exigências cada vez maiores para apoiar medidas do governo, o que Janio vê como "uma cassação informal de parte dos poderes presidenciais".

Na coluna também há uma divertida e original (no sentido de que nunca havia visto ou lido a respeito) interpretação sobre um dos métodos de Bolsonaro para escolher ministros e assessores diretos: que sejam menores que ele em estatura e, por que não dizer (aqui sou eu, não Janio), no resto.

A coluna:

Critérios de poder

Durante os 4 anos de mandato, Bolsonaro manteve com rigor férreo a 1ª condição exigida para suas nomeações. Ainda que de militares. Apesar de perceptível ao simples olhar, não houve sinal de que a condição fosse desvendada.

Na foto inaugural da cúpula do governo, muito populosa em torno de Bolsonaro, Ernesto Araújo é exceção: o terraplanista, então ministro de Relações Exteriores, é a única pessoa mais alta do que o próprio Bolsonaro. Olavo de Carvalho, que o indicara, precisou de toda a sua grosseria para derrubar o veto inexplicado ao discípulo.

Já como peça para a campanha reeleitoral, a cúpula de então foi reunida para outra foto. Ernesto Araújo foi um dos muitos caídos pelo caminho e Olavo de Carvalho, também ele muito baixo, não vivia para outra indicação. Não houve exceção: todos na cúpula governamental eram mais baixos do que Bolsonaro.

No governo contra vacinas, com adeptos da Terra plana, de pajelanças no gabinete presidencial, não era extraordinária esta outra crença aplicada: Bolsonaro é dos que creem na submissão e na subserviência dos que devam olhar para interlocutores mais altos ou em situação mais elevada. Ele mesmo.

Pazuello, Braga Netto, Ramos, Rocha, Mauro Cid, o recordista Augusto Heleno, militares e civis foram selecionados pelo critério preliminar da estatura não só para o governo. Os 2 indicados por Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal, por exemplo, Nunes Marques e André Mendonça, são demonstrações sob medida da inteligência seletiva de Bolsonaro.

A sucessão presidencial tirou o poder da fita métrica nas nomeações presidenciais. Não liberou o presidente, porém. As nomeações exigidas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, para os mais variados cargos a partir de ministério, não chegam ao fim. Mal levou mais uma estatal, faz a inquietante declaração de que o governo não tem apoio seguro na Câmara nem para projetos comuns. O que isso diz: Lira quer mais.

O uso do poder por essa 2ª versão de Eduardo Cunha, que por sua vez não inventou nada na Câmara, é uma cassação informal de parte dos poderes presidenciais. Sob a forma do que só pode ser designado como chantagem não apenas política. E não é só a presidência da Câmara, os partidos fazem o mesmo.

A caracterização de chantagem é, no entanto, uma impropriedade que eu mesmo, em boa companhia, vinha cometendo. Chantagem, no caso, é a forma, que se estende como delinquência ao autor, com sentido moral e judicial. A essência de tal prática no Congresso é outra.

A criação de dificuldades para obter ganhos não considera o propósito, em si, do governante. O que tem valor para a chantagem é a importância atribuída pelo governante ao que depende de votação da Câmara e do Senado.

Não importa o quanto as matérias convêm à população, ao país, atendam a carências ou ao futuro. A ótica dessa prática não vai além do interesse individual ou grupal.

Chantagem, compra-e-venda, é dando que se recebe –seja o que for, sua essência é voltada contra o país, ataque direto a necessidades e aspirações da população.

Quem para isso tiver nome menos asqueroso do que traição, sirva-se.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos