Inteligência Artificial ou Burrice Natural, o que mais ameaça o Brasil?

É páreo duro descobrir o que mais ameaça o Brasil, a Inteligência Artificial ou a Burrice Natural. Cada uma delas traz problemas, mas somente uma traz também benefícios e não só ao Brasil, a Inteligência Artificial. Porque a burrice é só problema.

Ultimamente nas redes é intensa a discussão sobre limites da IA e a preocupação com o futuro do trabalho, especialmente. 

Para falar sobre isso, cedi o lugar de fala ao ChatGPT para que ele me listasse benefícios que o uso da IA traria para a humanidade. 

Infelizmente, percebi que a IA sofre do mesmo mal que nós humanos, não perdeu a oportunidade de autoelogiar-se e começou uma lista infindável de benefícios. Tive que dar um chega pra lá e resumir em alguns pontos: automatização de processos repetitivos e trabalhosos, permitindo que os seres humanos se concentrem em tarefas mais criativas e estratégicas; análise de grandes quantidades de dados em tempo real, o que possibilita uma tomada de decisões mais rápida e precisa. Isso vai impactar positivamente no diagnóstico de doenças, previsão climática etc.

No entanto, há também o lado mau: a facilidade de criação de fake news, a manipulação de imagem e som, até o deepfaked pornô, quando rostos de pessoas (99% das vezes mulheres) são acoplados a cenas de pornografia, sem consentimento.

Já a Burrice Natural, para que serve? E falo do burro burro mesmo, não do ignorante. Porque há uma diferença entre burrice e ignorância. O ignorante não sabe algo. A partir do momento em que esse algo lhe é informado, ele deixa de ser ignorante. 

A não ser que seja burro. O burro não aceita que esteja errado, mesmo diante de provas. O burro permanece ligado a suas crenças, mesmo que a realidade as desminta.

O burro, por exemplo, acha que Lula e o PT são comunistas. E que até a Globo é comunista! E vive preocupado com isso, mesmo que não tenha casa própria, carro ou dinheiro, "que seriam expropriados pelos comunistas". Se você tenta lhes trazer à razão, pronto, é tachado de comunista.

Os burros votaram em Bolsonaro em 2018 e mesmo diante da catástrofe de seu governo, da roubalheira, da insensibilidade, da psicopatia, continuam a apoiá-lo. Porque os burros se jactam de sua burrice. Muitos deles estão zurrando agora pelas ruas com tornozeleira eletrônica, até orgulhosamente.

Esse é um problema que o Brasil tem que enfrentar: O que fazer com essa legião de burros?

Segundo uma das geniais frases de Millor, "o maior erro da natureza é a burrice não doer". 

É isso. Por não sentir a dor de sua burrice, o burro não sabe que é burro e se jacta. Se doesse...

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos