'No governo [Bolsonaro] não houve quadrilha, mas quadrilhas' — Janio de Freitas

Certeira e contundente como sempre a coluna semanal de Janio de Freitas, agora no Poder360. Nela, o jornalista ilumina outro ângulo pouco explorado no caso das joias e de sua tentativa de apropriação por Bolsonaro: o tempo que se passou do ato da apreensão até o assunto virar notícia. O que isso demonstra, o que oculta e levanta hipóteses de outros assuntos igualmente a serem descobertos.

Janio também comenta as duas faces do TCU e faz uma advertência a Lula.

A coluna:

A mina de diamantes

Já no 3º mês do governo Lula da Silva, é ainda um novo e velho caso de delinquência do governo Bolsonaro que domina a atenção pública. É só começo, aliás. Ainda teremos que nos incomodar muito com os feitos desse marginal da política e da instituição militar. Seja por desdobramentos de investigações e processos já em curso, seja por novidades retardatárias da delinquência passada.

O atual caso das joias ficou encoberto pela Receita Federal, pela Polícia Federal, pelos Ministérios da Economia, da Justiça, das Relações Exteriores, e por seus protagonistas durante 1 ano e 4 meses. Do incidente inicial no aeroporto de Guarulhos em 20 de outubro de 2021 à recente revelação dos repórteres Adriana Fernandes e André Borges. O nível nisso demonstrado de conivências e de temores sustenta outras delinquências, entre apenas vislumbradas e até agora encobertas de todo.

A permanência na Receita Federal em Guarulhos, por 16 meses, das joias alegadamente presenteadas a Michelle Bolsonaro pelo governo ditatorial da Arábia Saudita é interessante por si mesma. E mais ainda porque um 2º estojo de joias passou também em torno de 1 ano em cofre do Ministério de Minas e Energia. Até que o seu portador desde a Arábia, o então almirante-ministro Bento Albuquerque, o entregasse ao destinatário Jair Bolsonaro. Essas são as joias não passadas ao acervo da Presidência da República e embolsadas, como peculato, por Bolsonaro.

A duração e os lugares das duas guardas têm mais significação do que aparentam. Comprovam que não há inocentes, e há mais do que um caso de presente frustrado, entre os portadores, a direção do Fisco à época, os militares e civis que forçaram (em vão) a recuperação do “presente para Michelle”, o longo e múltiplo papel do almirante Bento Albuquerque e Bolsonaro, que comandou toda a operação. Foi trama típica de quadrilha.

Houve, escapando ao conhecimento público, outros alegados presentes árabes. Com muito a investigar em torno deles, da motivação ao destino que tiveram.

No governo não houve uma quadrilha, mas quadrilhas. Todas dele se valendo como uma mina de diamantes, figurados ou não.

Sempre um privilégio

O Tribunal de Contas da União adotou o sistema “uma notícia boa, uma ruim”, sem direito a escolha.

  • A boa: o atento e ativo subprocurador-geral junto ao TCU, Lucas Furtado, pediu ao tribunal a abertura de inquérito para o caso das joias.
  • A ruim, que aliás é péssima: o sorteio indicou o ministro Augusto Nardes para relator.

Entre várias explicações em aberto, Nardes foi gravado em um telefonema com avisos seus para fatos terríveis que não tardariam, durante a campanha eleitoral. Puro terrorismo bolsonarista. Divulgado o telefonema, talvez dado e gravado para isso mesmo, Nardes sumiu, voltou, e nada explicou.

Foi uma situação característica de fake news com propósito, claramente deliberado, de perturbação pública perigosa. Mas o Tribunal Superior Eleitoral não abriu sequer uma brecha no exame dos agitadores vulgares para examinar a ação de Augusto Nardes.

A ética não espera

O presidente Lula precisa apertar os parafusos do rigor ético no governo. O tempo para isso não é farto, porque o acúmulo de desgastes do gênero não tardará muito a consolidar-se como conceito.

Lula tem os piores e os melhores motivos para não querer julgamentos apressados em seu governo. Mas a providência mais coerente não é a espera passiva de provas. É a licença pelo tempo de apuração dos fatos questionados, e então a volta ou o lamento.

Se o preço de fazer base para obter aprovações na Câmara e no Senado forem concessões éticas, que arruínam governo e governante, há algo errado demais para perpetuar-se: são os bandidos que ganham.



O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos