Somos um país de masoquistas?

A economista indiana Jayati Ghosh, que veio ao Brasil participar de um seminário internacional promovido pelo BNDES, diverge da linha neoliberal e critica a política de juros do Banco Central (como Lula, como o prêmio Nobel de Economia Stiglitz, empresários da indústria e do comércio, como Luíza Trajano, da Magalu) e a busca incessante pelo santo graal do superávit primário.

Na entrevista à GloboNews, com trecho publicado abaixo, Ghosh afirma que nossa política de juros altíssimos e busca de superávit primário a todo custo é uma política masoquista.

Somos, afinal, um país masoquista? Pelo que vimos nas últimas eleições, quando o criminoso ainda impune quase conseguiu se reeleger, mesmo tenho cometido os crimes que cometeu, mesmo com os mortos por COVID sem vacina, mesmo com a volta do país ao mapa da fome, com a tentativa de extermínio dos yanomamis; a resposta tem que ser: pelo menos em boa parte sim.

Ouçam Ghosh e que também a ouçam nosso ministro Haddad e sua equipe econômica, que certamente devem ter acompanhado sua participação no encontro do BNDES.

Como não sou economista, muito menos masoquista, estou à espera de uma explicação.


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos