Jornalista lança livro com acusações gravíssimas sobre as origens da marcha nuclear brasileira

A jornalista Tania Malheiros está lançando o livro "Cobaias da Radiação — a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás". O livro traz acusações gravíssimas e mostra como operários foram expostas a altos níveis de radiação sem nem ao menos saber o que estavam fazendo ou com o que estavam trabalhando.

Segundo a jornalista relatou em entrevista a Joaquim de Carvalho na TV247 [ver abaixo], os operários eram recrutados em áreas rurais ou na construção civil, totalmente ignorantes sobre o material que manipulavam, sem usar qualquer proteção.

Segundo Tania Malheiros, eles chegavam a se alimentar utilizando como mesa de apoio toneis com produtos radioativos. E levavam suas roupas que não sabiam contaminadas para serem lavadas em casa, contaminando toda a família.

Tania Malheiros também denuncia o armazenamento irregular de toneladas de lixo atômico em locais de São Paulo e Minas Gerais e o descaso com a saúde desses operários, a maioria com sequelas graves pela exposição à radiação.

O livro, com prefácios dos jornalistas Cristina Serra e André Trigueiro, será lançado em São Paulo no dia 24 de abril, das 19h30 às 21h30, na Câmara Municipal de São Paulo, Sala Oscar Pedroso Horta,  1º subsolo, no Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo, onde haverá debate sobre a questão nuclear brasileira.

No Rio de Janeiro, o lançamento será no dia 27 de abril a partir das 19h, no Café Lamas, Rua Marques de Abrantes, 18, Flamengo. 

Assista à entrevista.




O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos