Nos EUA, 131 ataques a escolas com 4 ou mais mortos ou feridos este ano. Vamos imitá-los também nisso?


Como o que é ruim para os Estados Unidos acaba sendo espelhado e ampliado no Brasil (vide a eleição de Trump por lá replicada ao cubo com Bolsonaro aqui), a multiplicação dos ataques a escolas nos Estados Unidos este ano deve colocar o governo Lula de barbas de molho. 

Em 27 de março de 2023, o ataque a tiros em uma escola da cidade de Nashville, no Estado americano do Tennessee, foi o 131º caso do tipo nos Estados Unidos desde o início do ano, segundo a Gun Violence Archive, uma organização sem fins lucrativos que monitora dados de violência armada.

Ou seja, houve uma média de 1,5 tiroteio em massa por dia no país de 1º de janeiro a 27 de março (86 dias).

A Gun Violence Archive considera como tiroteio em massa incidentes envolvendo armas de fogo em que "quatro ou mais pessoas são mortas ou feridas". [BBC]

O governo do presidente Lula informou que "o ministério da Educação articula um decreto interministerial para instalação de grupo de trabalho a fim de elaborar uma política nacional de combate à violência às escolas" [247].

É alguma coisa, mas não basta uma ação do governo, enquanto a mídia corporativa segue dando voz ao jornalismo declaratório, não importando se o entrevistado emite opiniões racistas, homofóbicas e de incitação à violência política e social. Como fez recentemente a Folha ao abrir espaço para uma entrevista com o novo Goebbels da direita mundial, Steve Bannon. 

Não adianta apenas uma ação governamental, enquanto existirem programas de violência policial, como o do Datena e afins, e pastores cuspindo perdigotos junto com discurso de ódio, como Malafaia, Edir Macedo etc., impunemente.

Infelizmente, como colônia, mimetizamos o declínio do império dos EUA, e os ataques nas escolas são outros horrores que importamos de lá, como a paixão pelos pacotes monstruosos de pipoca no cinema e a exibição de armas e carrões como troféus hiperbólicos do machismo decadente.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos