Permitir mentiras de parlamentares e religiosos nas redes é assassinar o PL das Fake News

De recuo em recuo o relator do PL 2630, o PL das Fake News, deputado Orlando Silva, está criando um dromedário onde se queria um cavalo e a árvore do projeto está com tantos jabutis pendurados que periga desabar ou, coisa pior, o tiro sair pela culatra e só garantir a liberdade nas redes para políticos e religiosos. E mais: Globo e a chamada mídia comercial, que estão em ataque frontal para encabrestar o presidente Lula, podem abocanhar milhões em verbas publicitárias das redes sociais.

A ideia que originou a criação do PL 2630 era simples: proibir e responsabilizar as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Telegram etc.) pela disseminação de fake news, hoje uma terra de ninguém. Ou melhor, na dependência do humor dos proprietários dessas redes, como o arrogante bilionário dono do Twitter, Elon Musk, que responde às alegações de fake news com emojis de cocô.

Orlando Silva já cedeu e as novas exceções no PL abrem caminho para que congressistas e líderes religiosos distribuam fake news e ataques de ódio nas redes impunemente. Os políticos, baseados na liberdade de opinião, e os religiosos, tipos como Malafaia, Feliciano (que soma os dois lados, político e religioso) podem falar o que quiserem, alegando que é sua ideologia política ou confissão religiosa.

Os veículos de mídia saltaram em cima em cima do Google, Facebook etc. querendo abocanhar as verbas publicitárias. Falam até em quase R$300 milhões que lhes seria devido.

A liberdade de opinião para os políticos e os religiosos têm que ser restritas a suas Casas — Congresso e igrejas. Fora dali, a lei deve ser a mesma para todos. Chega de fake news e discursos de ódio, é isso o que o povo brasileiro quer. 

Ah, e também Bolsonaro réu, julgado e condenado por seus crimes — inclusive propagação de fake news, discurso de ódio e de golpe de Estado.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, sem popups de propaganda.
Para isso conto com sua assinatura. A partir de R$10.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos