Astrud Gilberto: The Girl from Ipanema, mais de 5 milhões de cópias, Grammys, e apenas US$120 para ela

Astrud Gilberto, a voz internacional da Garota de Ipanema, a mulher que com sua voz sobre a composição de Tom Jobim e Vinícius letrada em inglês por Norman Gimbel lançou a bossa nova para o mundo, viu The Girl from Ipanema ser a segunda música mais regravada no mundo (atrás apenas de Yesterday, dos Beatles - na verdade de Paul), vender mais de 5 milhões de discos, vencer Grammys, inclusive de álbum do ano, recebeu apenas o cachê mínimo da ordem dos músicos dos EUA pela gravação, US$120, e nem o nome creditado no álbum teve. É o que mostra reportagem do britânico The Independent, que a chama de "a cara da bossa nova".

Na gravação do histórico álbum Getz/Gilberto, quem gravaria a música seria João Gilberto, marido de Astrud na época. Como ele tinha dificuldades com a línua inglesa, sugeriu que Astrud cantasse a música. O resto é história.

O comentário de Stan Getz, grande músico mas também mau caráter famoso no meio, diz muito sobre o que aconteceu:

"Ela era apenas uma dona de casa na época, e eu a coloquei nesse disco porque eu queria 'The Girl from Ipanema' cantada em inglês – o que o João não podia fazer. 'Ipanema' foi um sucesso e isso foi um golpe de sorte para ela.” 

O comentário arrogante e condescendente de “dona de casa” de Getz irritou a cantora. “O engraçado é que, depois do meu sucesso, abundam as histórias de que Stan Getz ou Creed Taylor 'me descobriram', quando, na verdade, nada está mais longe da verdade”, disse ela em 1982, em seu site. “Acho que isso os fez parecer importantes por terem sido aqueles que tiveram a 'sabedoria' de reconhecer potencial em meu canto. Suponho que deveria me sentir lisonjeada com a importância que eles dão a isso, mas não posso deixar de me sentir irritada por terem recorrido à mentira. Sua versão é apoiada por seu filho Marcelo, que disse ao The Independent em uma entrevista por e-mail de sua casa na América: “Meu pai João costumava ser inflexível sobre as mentiras contadas sobre a descoberta dela”.

Astrud Gilberto não mereceu um único crédito na prensagem original do LP de vinil de Getz/Gilberto . Foi um sucesso instantâneo depois de ser lançado em março de 1964, permanecendo nas paradas de álbuns da Billboard por 96 semanas e chegando ao 5º lugar. Ele ganhou quatro Grammys, incluindo Álbum do Ano. A faixa mais popular foi facilmente "Garota de Ipanema".

O machismo e a ganância prejudicaram Astrud, e Getz ganhou tanto com seu sucesso que comprou uma mansão de 23 quartos no estilo " E o Vento Levou " em Irvington, Nova York, segundo Ruy Castro, em seu livro Chega de Saudade: A História e as Histórias da Bossa Nova.

Astrud Gilberto morreu na segunda, e você pode ler sobre isso aqui em Morre Astrud Gilberto, a garota que levou A Garota de Ipanema para o mundo

Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos, direto do Rio remando contra a maré.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello