Jornalismo bajulatório ganha upgrade com lançamento de UOL Prime sobre Arthur Lira

É de chamar Gastão, o Vomitador, pegar um saco de vômito e assistir ao novo lançamento do UOL, o UOL Prime, que estreia tendo o presidente da Câmara Arthur Lira como prato principal e título alecrim dourado: Arthur Lira como você nunca viu: roça, filhos e ossos quebrados.

E o que serve esse cardápio jornalístico sobre a, no mínimo, polêmica figura? Papinha de neném, compota de maçã e gelatina de hospital, aquelas coisas sem sabor e sem cheiro que servem aos doentes em convalescença.

Em quase sete minutos de vídeo, Lira é historiado como um homem do campo, o nordestino das vaquejadas, que usa de mão firme com os trabalhadores da Câmara ("porque eles são muito bem remunerados"), que pensa em se candidatar ao Senado nas próximas eleições e que até pensa também em abandonar a política, mas o pai não admitiria. Ah, e se derrete todo pela filhinha mais nova e tem o mais velho como seu sucessor. Tudo isso em OFF.

Ao falar do mais velho (a locutora, não Lira), filho do primeiro casamento de Lira, vem a única informação que destoa do tom geral sobre ele e que dura apenas cinco segundos:

"A relação com a ex-mulher é um assunto que irrita muito Lira e envolve uma série de brigas judiciais".

Como escreveu Millôr Fernandes, "Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados". E é isso o UOL Prime.

Mas, pergunta o verdadeiro jornalista, o que irrita muito Lira quando o assunto é a ex-mulher? 

Os assuntos abaixo são uma pequena amostra. Deles é que deveria tratar alguma empresa que se defina como jornalística. Mesmo que a pessoa fique irritada. Como figura pública e principalmente como deputado e presidente da Câmara Arthur Lira deve explicações aos cidadãos.


Nada disso você vai encontrar no UOL Prime, a quintessência do porcalismo — o porcalismo de luvas brancas.

Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos, direto do Rio remando contra a maré.
Apoie o Mello com uma assinatura ou via PIX blogdomello@gmail.com