Mostra Herzog — Além das Margens estreia hoje e vai exibir 30 filmes de um dos maiores cineastas de todos os tempos, Werner Herzog

Começa hoje na Caixa Cultural do Rio de Janeiro a Mostra Herzog — Além das Margens, onde serão exibidos trinta filmes entre curtas, médias e longas metragens de ficção e documentários do cineasta alemão Werner Herzog, que foi considerado pelo diretor e critico francês François Truffaut "o maior cineasta vivo".

Com sessão inaugural hoje fechada apenas para estudantes e instituições sociais, a Mostra Herzog estará aberta ao público a partir de amanhã com três sessões de filmes diferentes, a primeira às 13h30.

Na Mostra serão exibidos clássicos do cineasta como Aguirre, a cólera dos deuses, Fitzcarraldo e O Enigma de Kaspar Hauser, que tem em seu título em alemão uma homenagem ao cinema brasileiro. 

Herzog assistiu ao filme Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, adaptação do livro homônimo de Mário de Andrade, se encantou com uma frase do filme "Cada um por si e Deus contra todos", e deu a ele não somente o título do filme O Enigma de Kaspar Hauser em alemão como à sua autobiografia: "Jeder für sich und Gott gegen alle" ("Cada um por si Deus contra todos").

A Mostra Herzog — Além das Margens tem curadoria da roteirista e escritora Sylvia Palma, que acaba de ser premiada com o Prêmio Carolina de Jesus de Literatura, e do crítico Filippo Pitanga, com produção executiva de Breno Lira Gomes.

As exibições dos 30 filmes de Herzog, alguns inéditos no Brasil, vão do dia 12 ao dia 23 de dezembro, com sessões diárias, menos na próxima segunda-feira, na Caixa Cultural, no Passeio, Centro do Rio de Janeiro, com ingressos a preços populares: R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia entrada.

Além dos filmes, a Mostra Herzog vai apresentar palestras, debates e masterclasses com os críticos de cinema Carlos Alberto Mattos e Marcelo Janot. E debates com os curadores e os cineastas José Joffily, Sylvio Back e João Jardim.

Neste link da Caixa está a programação completa e mais informações. A Mostra é uma produção da Pipa Produções e Artes com patrocínio da Caixa.

A seguir, nas imagens, as sessões desta semana e o trailer da Mostra. 


 






Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos.