Grupo 'Pacto dos Corruptos' (olha o nome) tenta impedir posse do novo presidente da Guatemala


No dia da posse do presidente eleito Bernardo Arévalo, uma tentativa de golpe está em andamento na Guatemala. O presidente e os membros do Congresso aliados tiveram o seu juramento recusado por um grupo de golpistas conhecido como “Pacto de Corruptos”.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, está no local para a posse. Petro está usando seu perfil no X,ex- Twitter, para denunciar o golpe em andamento:

Aqui na Guatemala, o Congresso da República ainda não concorda em eleger a sua diretoria, que é a que deverá assumir o presidente Bernardo Arévalo.

O partido do Presidente Arévalo, o partido maioritário, teve o seu estatuto jurídico removido.

A acusação, como no Peru, como na Colômbia, teve uma atitude adversa em relação à presidência e até tentou prender o vice-presidente eleito pelo povo.

Nosso ministro da Defesa, presidente da comissão judicial independente que investiga a corrupção na Guatemala, ainda não pode entrar neste país.

Uma reunião urgente de chanceleres está agendada pelo Chanceler da Costa Rica na Cidade da Guatemala às três da tarde aqui, horário. Três horas de atraso e o Congresso da Guatemala ainda não permite a posse do presidente eleito pelo povo da Guatemala.

Bernardo Arévalo é um social-democrata que se elegeu prometendo combater a corrupção no país e estão tentando impedir a posse.

O golpe está em andamento. O novo presidente ainda não conseguiu tomar posse.



Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos.