Preso executado no Alabama agoniza por 22' antes de morrer

Após ter sua última tentativa de se livrar da aplicação da pena de morte negada pelo juiz, Kenneth Eugene Smith foi executado nesta quinta-feira, às 19h, horário do Alabama, EUA, 23h no Brasil.

O Estado já havia tentado executar Smith há dois anos por injeção letal, mas não foi possível achar uma veia em seu corpo para o procedimento, até que à meia noite a execução foi suspensa pois a ordem seria para a execução naquele dia.

Smith passou por toda a agonia da espera da execução, da procura da veia, uma verdadeira tortura, até que houve a suspensão momentânea da pena.

Para a nova execução, o Alabama decidiu experimentar em Kenneth Eugene Smith um procedimento inédito em humanos, o sufocamento por inalação de hidrogênio. 

Nunca tentado anteriormente, o procedimento, quando é aplicado em animais de grande porte, deve ser precedido por uma sedação. No entanto não estava prevista nem foi feita sedação no caso de Smith, em mais uma tortura contra o prisioneiro.

Kenneth Eugene Smith foi julgado culpado por assassinar com um comparsa a mulher de um pastor, sob encomenda deste, em 1988. Valor da encomenda: US$ 1 mil. 

Quando o caso foi descoberto, o pastor se matou. Smith e o parceiro foram condenados à morte. Smith se livrou da aplicação da injeção em 2022; seu parceiro não. Foi executado com a injeção letal que não pôde ser aplicada em Kenneth Eugene Smith.

Como mais uma peculiaridade da Justiça do Alabama, lá o juiz pode discordar da decisão do júri. No caso de Smith, o júri o condenou, mas não à morte e, sim, à prisão perpétua. O juiz transformou a sentença em pena de morte por sua convicção própria.

Ontem finalmente Kenneth Eugene Smith foi executado. Uma máscara cobriu todo o seu rosto obrigando-o a inalar gás hidrogênio, até a morte.

O advogado e comentarista Eric Guster, no vídeo a seguir, definiu a execução como "Método bárbaro". Segundo jornalistas que puderam presenciar a execução, Smith convulsionou entre dois e cinco minutos, depois respirou profundamente por mais cinco minutos. Sua agonia durou 22' e ele morreu sufocado no próprio vômito.

[Se você tem dificuldade ou não fala inglês, clique na engrenagem no pé do vídeo, escolha legendas, inglês (gerada automaticamente); depois clique de novo em legendas, traduzir automaticamente e escolha o idioma português





Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos.