Casos Robinho e Dani Alves. Bahia lança vídeo ousado contra cultura do estupro

Em cima do lance das prisões de Robinho e Dani Alves por estupro, o Esporte Clube Bahia lançou um vídeo ousado denunciando o machismo e a cultura do estupro com o provocativo slogan "A culpa é sua, o corpo não!".

Os craques da seleção brasileira de futebol cometeram seus crimes na Itália (Robinho) e na Espanha (Dani Alves). Ambos foram condenados naqueles países. 

Robinho, condenado a nove anos de prisão, fugiu da Itália, mas teve sua sentença confirmada pelo Judiciário brasileiro e foi preso na semana passada para dar início ao cumprimento de sua pena, que não admite mais recursos.

Dani Alves, condenado a oito anos e uma multa, acaba de ser posto em liberdade provisória na Espanha para aguardar a sentença final de seu processo, já que tanto seus advogados quanto os da jovem violentada recorreram da sentença. Para ficar em liberdade aguardando a sentença final, Dani Alves teve que desembolsar mais de R$ 5 milhões.

O vídeo do Bahia é bastante significativo não apenas pelo momento em que é lançado mas também porque foi no Bahia que Dani Alves começou sua carreira vitoriosa no futebol, onde conquistou o primeiro dos muitos títulos.

O vídeo vem em boa hora também, pois o movimento das mulheres conseguiu fazer até a CBF se manifestar em uma nota contundente em repúdio à atitude dos dois atletas e à cultura do estupro.

“As condenações definitivas dos jogadores Robson de Souza e Daniel Alves colocam um ponto final em um dos capítulos mais nefastos do futebol brasileiro.

Os dois casos, que envolvem jogadores que foram estrelas da Seleção Brasileira de Futebol, um dos maiores ícones culturais do nosso país, não podem se encerrar com a condenação dos dois culpados.

É fundamental que a corajosa atitude das vítimas inspirem cada vez mais mulheres a não se calarem diante de barbaridades de tal ordem.

Mais do que isso: num ambiente em que o machismo impera, nós, homens, precisamos estar na linha de frente para combater não apenas a violência sexual, mas todo tipo de violência.

A CBF, todos os seus dirigentes e a comissão técnica da Seleção Brasileira se solidarizam com as vítimas brutais dos dois crimes cometidos pelos ex-jogadores" — diz parte da nota. 

Assista ao vídeo do E.C.Bahia.


 

Assine e apoie o blog que resiste há 19 anos.