Muhammad Ali, nascido Cassius Marcelus Clay, foi um dos maiores boxeadores da História. E certamente o maior lutador de todos os tempos.
Como boxeador, ainda como Cassius Clay ganhou seis títulos Golden Gloves de Kentucky, dois títulos Golden Gloves nacionais e o título nacional do Amateur Athletic Union. Foi medalha de ouro do Meio-Pesado nas Olimpíadas de Roma de 1960.
Conquistou o título mundial de campeão dos pesos-pesados profissional, ao derrotar Sonny Liston em 1964.
Convertido ao Islã, passou a se chamar Muhammad Ali. Teve o título mundial confiscado em 1967 e foi proibido de atuar por três anos e meio por ter se recusado a lutar na guerra do Vietnã. Perdeu aqueles que poderiam ser os melhores anos de sua carreira, mas não traiu suas convicções religiosas e políticas.
Recuperou o posto de campeão em 1970, mas logo o perdeu para Joe Frazier. Ganhou de novo o título em 1974 ao vencer George Foreman em luta realizada no Zaire (retratada no documentário "Quando éramos Reis", baseado no livro de Norman Mailer, e no filme "Ali").
Ali perdeu o título em 1978 para Leon Spinks e em seguida retomou-o de Spinks. Retirou-se do boxe quando ainda era campeão.
Nos dois vídeos a seguir, você entende por que Muhammad Ali se recusou a participar da guerra do Vietnã, qual sua verdadeira luta, e por que é o maior lutador de todos os tempos.