Sora. Conheça a ferramenta OpenAI que vai mudar a forma de fazer cinema

Sora é uma nova ferramenta OpenAI, lançada em fevereiro deste ano, que transforma comando de texto em imagens. No momento, apenas até um minuto de imagem. Mas isso é por enquanto.

A OpenAI mostrou a ferramenta a produtores e diretores de Hollywood para que avaliassem a qualidade das imagens geradas e opinassem sobre o futuro da indústria cinematográfica a partir de Sora.

A Al Jazeera fez uma reportagem sobre a ferramenta e os impactos de Sora na indústria e nos direitos autorais.

A Al Jazeera conversou com um executivo que trabalha em Hollywood, que nos pediu para não revelarmos sua identidade devido à natureza delicada do assunto. Quando questionado sobre qual foi sua reação inicial quando viu a capacidade de Sora pela primeira vez, ele disse: “Minha reação a Sora foi igual à de todos os outros – meu queixo caiu no chão. Era como se estivéssemos vendo nosso assassino, mas ao mesmo tempo era lindo. Imediatamente impressionante e aterrorizante.”

Um exemplo do que Sora é capaz no momento:

Prompt [comando de texto para que Sora produza imagens]: “Um trailer de filme apresentando as aventuras de um astronauta de 30 anos usando um capacete de motocicleta tricotado de lã vermelha, céu azul, deserto de sal, estilo cinematográfico, feito em filme de  35mm, cores vivas.”

Aqui, o resultado.

 


Como essa nova ferramenta e outras que virão a reboque irão influenciar o futuro do cinema e, especialmente, dos empregos na indústria, é uma preocupação que já está em pauta.

“Talvez perguntar 'quem será substituído' seja a pergunta errada. Acho que é o sistema que será destruído e substituído. Em alguns anos, talvez o termo ‘diretor’ se refira ao cara que aciona a IA, e o resto será feito de forma totalmente digital. E se essa abordagem for aceita pelo público, gerar dinheiro e fizer as pessoas sentirem emoções humanas – então o jogo termina para a maioria de nós.”

 A tecnologia de Sora também levanta questões na área dos direitos autorais — afinal, Sora trabalha sobre imagens que existem na rede —, na violação dos direitos de imagem e na montagem de deep fakes por criminosos.

É um mundo novo começando com suas belezas e desafios.

 

Assine e apoie o blog que resiste há 19 anos.