Paris 2024. Argentina começa luta pelo terceiro ouro no futebol masculino

Começa nesta tarde parisiense, às 15h (10h no Brasil), em jogo contra os Marrocos, a campanha da seleção olímpica masculina de futebol da Argentina rumo à cobiçada medalha de ouro, que pode dar aos hermanos o tricampeonato olímpico, já que foram campeões em 2004, Atenas, e 2008, Pequim.

Para chegarem às Olimpíadas os argentinos venceram o Brasil por 1 a 0 nas eliminatórias na Venezuela e tiraram o Brasil das Olimpíadas de Paris 2024, onde disputaríamos o tricampeonato olímpico seguido, já que fomos medalha de ouro no Rio 2016, e em Tóquio 2020 (disputado em 2021, graças à pandemia do coronavírus).

A Argentina busca repetir o sucesso da seleção principal, que conquistou uma Copa do Mundo e dois títulos da Copa América nos últimos quatro anos.

O time é comandado por Javier Mascherano, ex-meio-campista do Liverpool e Barcelona, que conquistou ouro nos Jogos de Atenas 2004 e Pequim 2008 como jogador, e está à frente da seleção juvenil da Argentina desde 2021.

A convocação da Argentina conta com quatro campeões da Copa do Mundo de 2022: Julián Álvarez, Nicolás Otamendi, Gerónimo Rulli e Thiago Almada, além disso, os três primeiros também fizeram parte da equipe principal que triunfou na Copa América de 2024 no início deste mês. [Trivela]
A Argentina estreia como favorita no jogo e também como uma das favoritas no torneio olímpico, mas a seleção de Marrocos pode surpreender, como fez sua seleção principal no Qatar na Copa do Mundo de 2022.

Marrocos

A seleção de Marrocos não pode ser desprezada. Quem não se lembra da última Copa do Mundo no Qatar, quando a seleção marroquina chegou às semifinais, sendo derrotada apenas pela vice-campeã, França, por 2 a 0?

Para chegar até lá a seleção de Marrocos passou simplesmente por Croácia (de Modric, Kovacic) Bélgica (de De Bruyne, Hazard e Courtois), Espanha e Portugal, só pedreira.

O excelente lateral Hakimi, jogador do Paris Saint-Germain e grande amigo de Mbappé, é o destaque mais evidente do time. Foi um dos melhores jogadores da Copa do Qatar e torna forte a seleção marroquina.

O ouro

Argentina e Marrocos estão no Grupo B, a lado de Iraque e Ucrânia. São quatro grupos com 16 seleções no total. Os dois primeiros de cada grupo seguem em frente em jogos de mata-mata até a final, na disputa pelo ouro, em 9 de agosto.

O jogo será transmitido ao vivo pelo SporTV 2 e pelo Canal Olímpico oficial, a partir das 10h, horário de Brasília.


Contribua com o blog que está com você há 19 anos
PIX: blogdomello@gmail.com