Desesperado, Bolsonaro agora apela até para Cardeal da Igreja Católica, na Rede X

Como os pastores evangélicos não parecem estar resolvendo sua situação, que está cada vez pior e se aproximando do desfecho com uma condenação pelo STF por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro agora apela até para as palavras de um Cardeal, numa publicação na Rede X, de Elon Musk.

“A democracia está seriamente em perigo quando se converte em um instrumento para silenciar o dissidente. A opinião política, ainda que seja minoritária ou impopular, não pode ser criminalizada sob nenhum pretexto. Não se pode tratar como criminoso alguém que simplesmente se opõe à ideologia da moda dominante.
Aqueles que mais gritam contra o fascismo são, muitas vezes, paradoxalmente, os primeiros a usar os mesmos métodos. A Igreja, portanto, deve ser uma testemunha crítica e corajosa diante de toda forma de opressão e totalitarismo.”
 

São palavras do Cardeal Gerhard Müller, Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, numa entrevista a Jonas Danner, em Kontrafunk, 22 de maio de 2025, segundo Jair Bolsonaro, em seu perfil na Rede X.

É simplesmente inacreditável que Bolsonaro tenha a cara de pau de publicar um texto que defende a pluralidade de opiniões; logo ele que em várias oportunidades chegou a sugerir a eliminação de adversários.

 

Algumas declarações de Bolsonaro que contrariam a mensagem do Cardeal:

 

  • “Ele merecia isso: pau-de-arara. Funciona. Eu sou favorável à tortura. Tu sabe disso. E o povo é favorável a isso também.”
  • “A atual Constituição garante a intervenção das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem. Sou a favor, sim, de uma ditadura, de um regime de exceção, desde que este Congresso dê mais um passo rumo ao abismo, que no meu entender está muito próximo."
  • “Morreram poucos. A PM tinha que ter matado mil.”
  • “O erro da ditadura foi torturar e não matar.”
  • “Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff […] o meu voto é sim.”
  • “Através do voto você não vai mudar nada nesse país, nada, absolutamente nada! Só vai mudar, infelizmente, se um dia nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro, e fazendo o trabalho que o regime militar não fez: matando uns 30 mil, começando com o FHC, não deixar para fora não, matando! Se vai morrer alguns inocentes, tudo bem, tudo quanto é guerra morre inocente.”
  • “Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre. Vou botar esses picaretas para correr do Acre. Já que gosta tanto da Venezuela, essa turma tem que ir para lá.”
  • “Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria.”
  • “O policial entra, resolve o problema e, se matar 10, 15 ou 20, com 10 ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado, e não processado.”
  • “O filho começa a ficar assim meio gayzinho, leva um couro, ele muda o comportamento dele. Tá certo?”


E, para terminar essa pequena lista, uma sobre liberdade religiosa:

  • “Somos um país cristão. Não existe essa historinha de Estado laico, não. O Estado é cristão. Vamos fazer o Brasil para as maiorias. As minorias têm que se curvar às maiorias. As minorias se adequam ou simplesmente desaparecem.”

 
Será que o Cardeal aprovaria as palavras de Bolsonaro?


Contribua com o blog que está com você há 19 anos
PIX: blogdomello@gmail.com