13/12/1968: Nasciam AI-5 e Alexandre de Moraes, incrível coincidência que mudou a História

Em 13 de dezembro de 1968, o golpe civil-militar de 1964 entrava numa nova fase com um golpe dentro do golpe: a promulgação do AI-5, o Ato Institucional número 5, que tirou a máscara, escancarou de vez a ditadura no Brasil. 

Ironicamente, do ponto de vista de hoje, nascia nesse mesmo 13 de dezembro de 1968 o ministro do STF Alexandre de Moraes, relator responsável pelo julgamento que pela primeira vez botou na cadeia comandantes das mais altas patentes das Forças Armadas,  entre eles Generais 4 estrelas e um Almirante.

Não foram poucas as consequências do famigerado AI-5. Os golpistas militares jogaram fora as máscaras, assumiram a ditadura, como pediu um dos ministros, Jarbas Passarinho, que na reunião que promulgou o Ato pediu que jogassem fora todos os escrúpulos. Censura, tortura, assassinatos, desaparecimentos, tudo isso nasceu ou se expandiu geometricamente ali com o AI 5. 
 
Hoje, sob a relatoria do homem que nasceu no mesmo dia do AI-5, o Brasil pode estar vivendo um novo ciclo, no sentido diametralmente oposto ao daquele fatídico 1968. Com a prisão de Jair Bolsonaro e de comandantes militares golpistas, pela primeira vez todos condenados e cumprindo suas penas, o Brasil pode estar dando a volta no círculo e começando um novo tempo em nossa história. 
 
Não se pode escamotear ou minimizar o papel do ministro Alexandre de Moraes no julgamento histórico. Foram muitos os problemas que ele teve que enfrentar, como por exemplo a fúria do gabinete de ódio nas redes sociais, os ataques incessantes do presidente Jair Bolsonaro direcionados a ele, a mídia, que em vários momentos chegou a compará-lo a um ditador por concentrar poderes que a coincidência do tempo lhe deram, com a acumulação do cargo de ministro relator no STF com o de presidente do TSE nas eleições de 2022. 
 
Outro ministro resistiria às terríveis pressões que o ministro Alexandre de Moraes sofreu todo esse tempo, que culminou com um ataque direto do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que penalizou o ministro com a lei Magnitsky, só ontem retirada?
 
Parabéns, ministro Alexandre de Moraes, por seu aniversário e pela condução firme do processo que culminou simbolicamente com o enterro do AI-5, na sentença condenatória de sua relatoria e aprovada pela turma.
 


Siga o canal Blog do Mello no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o

Apoie

PIX: blogdomello@gmail.com


Conheça os livros do Mello




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.