Após o bombardeio dos Estados Unidos à Venezuela na madrugada de sábado, dia 3, e o sequestro do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, circularam imagens de ataques ao histórico Quartel da Montanha em Caracas, onde está o Mausoléu do líder da Revolução Bolivariana Hugo Chávez.
Relatos iniciais indicaram que o histórico Quartel 4F (Cuartel de la Montanha), localizado no bairro popular 23 de Enero, teria sido um dos alvos da artilharia estadunidense. O local é o coração simbólico do chavismo e não possui função militar estratégica, o que tornaria o ataque um gesto puramente político.
O simbolismo do Quartel 4F na mira dos EUA
O Quartel da Montanha 4F é mais do que um edifício, é o Museu Histórico Militar onde se encontram os restos mortais de Hugo Chávez desde 2013.
Construído no início do século XX, em 2002 foi batizado como “Cuartel de la Montaña 4 de Febrero”, em homenagem ao 4 de fevereiro de 1992, quando houve o golpe frustrado tentado por Hugo Chávez para chegar ao poder, o que conquistou em 1998 pelo voto dos venezuelanos.
Pontos centrais do ataque à Venezuela:
Invasão Militar: Operação dos EUA em território venezuelano na madrugada de sábado.
Captura de Maduro: O presidente e a primeira-dama foram levados por forças especiais.
Alvo Simbólico: Suposto bombardeio ao mausoléu do líder da Revolução Bolivariana.
Imagens do Ataque dos EUA: Vídeos de populares mostram fogo e fumaça nas proximidades do setor Monte Piedad.
Imagens revelam o estado atual do Mausoléu de Chávez
Apesar das notícias de que o prédio estaria em chamas, novas imagens registradas por populares dois dias após os ataques de Trump trazem um cenário diferente. Vídeos que circulam nas redes sociais, incluindo registros da agência Actualidad RT, mostram o 4F aparentemente intacto.
RT demuestra que la tumba de Hugo Chávez permanece intacta https://t.co/caSrkkV498 pic.twitter.com/vtqIPTevwo
— RT en Español (@ActualidadRT) January 5, 2026
O Quartel 4F permanece como um vigia silencioso sobre a capital, enquanto o mundo aguarda os próximos passos de Trump e uma reação mais eloquente dos líderes das nações diante de uma invasão covarde, no meio da madrugada, numa violação clara de todas as leis internacionais.
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
Apoie


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.