Maduro inocente? O risco jurídico de Donald Trump após a invasão da Venezuela

Todas as reportagens sobre a invasão e bombardeio da Venezuela, com mais de 80 mortes, segundo o New York Times, e o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa Cilia Flores não levam em consideração que agora Maduro está nas mãos da Justiça, onde será julgado provavelmente no ano que vem por um júri popular.

O que acontece com Donald Trump se Nicolás Maduro e sua esposa forem absolvidos pela Justiça dos Estados Unidos? A fragilidade das acusações pode levar a uma absolvição dos acusados, tornando ainda pior o crime de invasão e sequestro de cidadãos inocentes perante a lei.

Porque não é difícil que eles sejam absolvidos. O júri popular vai ter que ser convencido da força dessas acusações feitas ao casal presidencial e de que eles são, sem sombra de qualquer dúvida, culpados.

Acusações contra Maduro e outros

  1. "Conspiração narcoterrorista". O indiciamento aponta que Maduro, junto ao ministro Diosdado Cabello e o ex-ministro Ramón Rodríguez Chacín, "combinaram, conspiraram e confederaram" para traficar grandes quantidades de cocaína para os Estados Unidos em conchavo com organizações criminosas internacionais como as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o Tren de Aragua.
  2.  "Conspiração de importação de Cocaína". A segunda acusação é voltada aos seis integrantes do grupo, incluindo a esposa e o filho de Maduro. Nela, o procurador afirma que os indiciados planejaram e participaram de um esquema internacional para produzir, transportar e enviar cocaína ilegalmente aos Estados Unidos, tendo a Venezuela sido usada como plataforma de trânsito e proteção para essas remessas.
  3.  "Posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos". O procurador também acusa o grupo de utilizar ou portar armas de fogo, além de "auxiliar e instigar" o uso, porte ou posse de armamentos para garantir o funcionamento do suposto esquema criminoso que envolvia o tráfico de drogas aos EUA.
  4.  "Conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos". Por fim, a acusação alega que os indiciados conspiraram para possuir "metralhadoras capazes de disparar automaticamente mais de um tiro" e outros dispositivos destrutivos, usados em prol do suposta esquema de tráfico internacional de cocaína descrita nas demais acusações. [UOL]

Petróleo e ouro vs. Narcotráfico: O "furo" na lógica das acusações


Muitos juristas questionam a lógica por trás das denúncias. A Venezuela detém a maior reserva de petróleo do mundo (17% do total global) e cerca de 8.900 toneladas de ouro.

Faz sentido um chefe de Estado com acesso a riquezas bilionárias legais se arriscar no tráfico de drogas? 

Na verdade, as acusações de narcoterrorismo servem apenas como um escudo moral para ocultar o verdadeiro interesse de Trump: o petróleo venezuelano.

"Temos muito petróleo ali. Queremos de volta"

Trump usa essas acusações de narcoterrorismo como escudo para ocultar que o verdadeiro motivo de tirarem Maduro do poder na Venezuela é o petróleo. E Trump declarou isso claramente em dezembro passado, poucos dias antes do ataque.




Siga o canal Blog do Mello no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o

Apoie

PIX: blogdomello@gmail.com


Conheça os livros do Mello




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.