Crise Brasil-Bolívia (I)

Álvaro García LineraHoje, aqui no blog, uma entrevista do repórter da BBC Hernando Álvarez com o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, para muitos o cérebro por trás do Movimiento al Socialismo (MAS), o partido político que levou Evo Morales ao poder na Bolívia.

Este ex-guerrilheiro, sociólogo e matemático de 43 anos que passou cinco anos no cárcere por ser o ideólogo - no final dos anos oitenta - do rebelde Exército Guerrilheiro Tupaj Katari (EGTK), explica como poucos o que há por trás desta nova proposta de governo na Bolívia.

A entrevista foi feita em dezembro de 2005 e muito do que está acontecendo hoje foi anunciado nela. Por isso, vê-se que é no mínimo desconhecimento de causa afirmar que Evo Morales agiu influenciado por Chávez ou por Fidel Castro.

A nacionalização dos hidrocarbonetos foi um compromisso de campanha de Evo Morales, faz parte do programa do MAS e é explicado nesta entrevista de Álvaro Garcia Linera, que o blog vai publicar dividida em postagens.

Daqui a pouco:

"Em janeiro [de 2005] elas [as empresas petrolíferas] diziam: não podemos pagar um só centavo de impostos. Hoje estão pagando US$380 milhões e não se foram, seguem aqui. Isto é: o negócio rende."

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos