O debate entre Lula e Alckmin na Band

Antes do debate de ontem à noite entre Lula e Alckmin, andei lendo que debate não se ganha, debate se perde. Bobagem. Quem pensava assim, certamente teve de rever seus conceitos, porque Alckmin ganhou o debate de ontem.

O presidente Lula bem que tentou ser o Lulinha paz e amor da campanha passada, mas Alckmin o marcou em cima e, especialmente nos dois primeiros rounds, quer dizer, blocos, não deixou o presidente jogar. O que se viu foi um Lula atônito, na defensiva, que só conseguiu equilibrar um pouco o debate a partir do terceiro bloco.

Os "gênios" que participaram da preparação do presidente para o debate devem ser do tal setor de inteligência, que se julgava desativado. Afinal, o que eles esperavam? Alckmin, segundo as pesquisas, está atrás de Lula, e tão perigosamente atrás, que não basta ao tucano conquistar votos entre indecisos e eleitores de outros candidatos, mas, fundamentalmente, tirar votos do presidente. Então, que alternativa lhe restava a não ser a de marcar em cima e atacar, tentando contaminar o governo com o caso do dossiê? O que é incrível é que o presidente deixou-se surpreender por um Alckmin que repetiu exatamente os mantras que recita todo dia. Inclusive do mesmo modo.

Os que lêem este blog sabem que declarei meu voto a Lula. Mas penso com minha cabeça, e o que vi ontem foi uma vitória clara de Alckmin. O que isso vai representar na campanha, não sei. Muito se comenta que debates não influenciam o momento do voto. Mas também se dizia que debates não se ganham, debates se perdem. Alckmin mostrou que não é bem assim. Vamos aguardar as próximas pesquisas. Se elas refletirem as manchetes dos principais jornais do país, o presidente Lula pode respirar aliviado. Elas estão - surpreendentemente a meu ver - neutras. Falam que os candidatos trocaram acusações, mas não apontam um vencedor. Que, para mim, houve.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

18 comentários:

  1. Anônimo9.10.06

    Sr Antônio Mello bom dia,

    Sou carioca e moro na Bahia, Salvador, há 17 anos.
    Fico triste em ver que alguém que diz que um dia já deu seu voto à Lula mudou de opiniâo.
    Nunca fui PT, nunca fui PDT, sempre fui BRIZOLA. E hoje sou LULA.
    Hoje vivendo na Bahia, vendo o que está mudando por este interior a dentro, e sentindo, ainda que muito incipiente, o resgate da dignidade das pessoas, não consigo ver outro candidato à frente de LULA.
    Morei na França um ano, meus filhos estudaram em um ótimo colégio público e morávamos em um condomínio que minha vizinha de porta era caixa de supermercado
    (seu carro era um honda civic) e meu marido, um mestre da universidade com várias pós-graduaçôes. Isto é que é vida, isto é que é dignidade, isto é que eu espero para o Brasil.

    Alckmim robotizado perdeu o debate e LULA conhecedor dos problemas do Brasil venceu.

    Com todo respeito

    Angela de Salvador

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9.10.06

    POR ISSO QUE EU TINHA DITO QUE VOCE É UM LULO-PETISTA QUE PELO MENOS USA A HONESTIDADE INTELECTUAL, NÃO PRECISA SER UM ELEITOR DO PSDB OU ANTI-LULLA PARA PERCERBER QUE ALCKMIN ESTAVA AFIADISSIMO E LULLA ASSUSTADO, FORA DE RUMO.

    ALCKMIN SURPREENDEU
    LULA TAMBEM

    SÓ QUE ALCKMIN ARRASOU
    E LULA MINGUOU

    ESSA FOI A SURPRESA.

    ResponderExcluir
  3. Angela,
    não mudei meu voto.
    Apenas acho que Alckmin ganhou o debate. Mas não o meu voto.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9.10.06

    Mello, acho que assistimos a debates diferentes. Não acho que Lula tenha arrasado o Alckmim como ouvi hoje de muitas pessoas. Acho que Lula venceu por pontos, tendo o candidato tucano se saído bem em várias ocasiões. Mas ele estava muito nervoso. Não é possível que você não tenha percebido isso. Mordia os lábios a todo momento. O Lula conduziu o debate. Alckmim parecia artificial demais, acho que os marqueteiros dele exageraram na dose. Ele estava mecânico, e quis voltar ao assunto do avião e do dossiê várias vezes. Você como analista, têm que ver com os olhos do público que assistiu o debate. Para mim, o Alckmim jogou para quem já vota nelle.Não conquistou indecisos. Respeito sua opinião, embora discorde dela. Como diz o mestre Hayle Gadelha, só do imprensalão não soltar foguetes hoje, já dá pra comemorar.
    Saudações petistas e democráticas

    Julio

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9.10.06

    Ola,
    Ontem assisti o debate do início e fim.
    Fico triste de uma pessoa tão sem preparo como o nosso Presidente da República.
    Fico impressionado como uma pessoa sem preparo e sem estudo chegou a um cargo tão alto e sem passar por cargos que talvez o preparariam melhor.
    Se puxarmos pela memória, as últimas eleições desde Fernando Collor, o Lula sempre se candidatou a Presidente, nunca a prefeito ou governador.
    Não é arrogância achar que ser presidente é somente chegar lá e governar???? Será que seria o correto deixar ele por mais 4 anos, sendo que na maioria da vezes do governo atual ele passou mais tempo viajando do que trabalhando???
    Porque ele não abre o extrato dos cartões de crédito dele e da dua esposa? não seria obrigação dele já que quem paga essas contas somos nós o povo brasileiro?????
    Todos falam que se o Geraldo Alckmin entrar na presidência o norte e nordeste serão esquecidos. Mas o que povo não vê é que eles já estão esquecidos há muito tempo e continuam mesmo no governo atual.
    O povo merece não um salário mensal de 100,00. O que precisam é de emprego e dignidade. Eu pergunto, Sr. Lula onde estão os empregos prometidos???????
    Por isso que eu votei no Geraldo e vou votar de novo, eu acredito que ele tenha muito mais preparo do que o atual candidato.
    Obrigada pelo espaço de falar o que penso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Karina, que argumento mais sem pe nem cabeca. Primeiro porque nao e preciso ter tido nemnhum cargo executivo anterior para poder ser presidente. Qual presidente do brasil antes de Lula teve experinecia previa melhor que Lula? O FHC, por exemplo, nunca foi prefeito ou governador. So se faz esta critica a Lula, me poupe.

    Mas o pior deste seu argumento, e que se ele ja nao valia antigamente, ainda mais agora que ele ja cumpriu um mandato como presidente! E alckmim, nao.

    Os dois devem ser julgados pelo que fizeram enquanto governantes. Para mim Lula fez um mandato muito bom, e Alckmim, um mandato muito ruim.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9.10.06

    Parabéns à baiana carioca, falou tudo!

    MELO, na minha modesta opinião, tu estás coberto de razão, embora penso que tu sintonizastes no filme "volta para o futuro"...mas o alckmin realmente ganhou o debate por 0 a 5, veja o placar:
    geraaaaldo tucanogaio de plástico 0 X 5 Lula brasileiro e competente

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9.10.06

    Ao que agradece por poder falar o que pensa: não basta pensar e publicar "achismos" como fizestes, informe-se antes para não afirmar inverdades:

    "HONESTIDADE E COMPROMISSO COM A VERDADE INEXISTEM NOS FRÁGEIS ARGUMENTOS TUCANOS"(anônimo disse):

    Média anual de empregos gerados :
    Lula: 1,14 milhão
    FHC: 87,5 mil

    Criação de empregos:
    Lula: 6 milhões (4 milhões com carteira assinada)
    FHC: 700 mil

    Desemprego no país:
    Lula: 9,6%
    FHC: 12,2%

    Dívida/PIB:
    Lula: 51%
    FHC: 57,5%

    Eletrificação Rural
    Lula: 3.000.000 de pessoas
    FHC: 2.700 pessoas

    Livros gratuitos para o Ensino Médio
    Lula: 7 milhões
    FHC: zero

    E quem não deve não teme!
    * Entre os anos de 2000 a 2005, as ações da Polícia Federal no combate ao
    crime cresceram 815%. Durante o governo do presidente Lula em relação ao tucano FHC. Média de prisões de corruptos, sonegadores e crimes contra o sistema financeiro:
    FHC : 27 por ano
    Lula : 987 por ano


    Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar - desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado.

    Com a palavra o defensor da daslu:

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9.10.06

    Para a Karina

    OS GASTOS SUNTUÓSOS DO PALÁCIO DO PLANALTO DISPARARAM, DOBRANDO EM RELAÇÃO AO PERÍODO FHC. OS CARTÕES CORPORATIVOS DA PRESIDÊNCIA FAZEM A FESTA DO PRESIDENTE E SUA ENTOURAGE;



    Mais uma denúncia do PSDB sem fundamento, divulgada como ?verdade? pelos órgãos de imprensa. Ver abaixo a conclusão do TCU (Tribunal de Contas da União):

    A auditoria do TCU concluiu que não ocorreu aumento das despesas com suprimento de fundos na presidência da República durante o Governo Lula. Ao contrário, as despesas diminuiram, englobando os pagamentos tradicionais com abertura de contas bancárias e emissão de cheques e os pagos com cartão de crédito. O TCU considera mais transparente o uso do cartão de crédito que tende a crescer, como ocorreu nos Estados Unidos. A Lei determina a preferência pelo uso do cartão, ao invés da abertura de contas bancárias. Este foi o escândalo do que não existiu. Por esse motivo O TCU aprovou por unanimidade o arquivamento do processo. Veja as despesas na tabela abaixo:

    Total das despesas com suprimento de fundos na presidência da República:

    200 milhões de reais em 2001 FHC
    226 milhões de reais em 2002 FHC
    125 milhões de reais em 2003 Lula
    53 milhões até agosto de 2004 Lula (ou seja, os gastos deste governo foram bem menores do que as do governo anterior, ainda que efetuados postriormente)

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9.10.06

    Será que entre por engano no site do TpSdbE e o artigo foi feito pelo Mello primo do caçador de maracujás?

    RESULTADO PESQUISA tracking Ibope sobre o DEBATE.

    Segundo pesquisa de tracking divulgado agora pouco pelo Ibope, Lula teve a preferência no debate, marcando exatos 67%, o contrário de Alckmin que a população pesquisada rotulou como "boneco de plástico bem treinado", obteve apenas 29%, já 4% achou que houve empate.

    Por Sabrininha

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9.10.06

    Mello cá para mim o Alckmim fez um curso rapido de aprendizagem de baixaria com HH, só lhe faltou um rabo de cavalo.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo9.10.06

    O Lula perdeu de goleada ...despreparado, nervoso, constrangido.
    Os 4 anos de ausência do debate com a imprensa o enfraqueceram muito.
    Acho contudo que terá impacto mínimo nas intenção de voto.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9.10.06

    Para Rosana,

    Bom Rosana, a
    credito que o espaço é para cada um falar o que pensa. O que não pode acontecer é se alterar com as opiniões alheias. Apenas dei a minha opinião do que acho que deve ser. Em momento algum ataquei a opinião de alguem aqui nesse blog. Se você não gostou, paciência. Apenas peço que tenha a gentileza de ser menos agressiva no seu comentário com a minha pessoa. Boa tarde.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9.10.06

    Karina, sua opinião foi recheada de dados que não correspondem com a verdade, e isto é desinformar , e nunca opinar. Se informe antes de passar por vítima, quem fala inverdades tem resposta a altura. Sua atitude é similar ao seu candidato: falar sem provas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo9.10.06

    Parece-me que vc escreveu seu artigo ainda atordoado pelo debate, isto é, sem reflexão. Até parece que vc é discípulo do Noblat, aquele escreve pelos cotovelos e só comete gafes. É óbvio que o Lula saiu-se muito melhor que o Alckmin: este perdeu-se no conteúdo, no equilíbrio e nas mentiras. Ora, como que um estado do porte de São Paulo aceita ainda conviver com escolas de latas?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo9.10.06

    Sabrininha, que pesquisa Ibope de tracking é essa? Onde você viu isso? Tá de enganação?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9.10.06

    Mello

    Permita-me eu te dizer, mas confesso que você tava embriagado mn hora do debate. Dos blogueiros da rede, você foi o único que afirmou que Geraldo venceu o debate.

    Leia Nelson Perez, Mauro Santayna, Miguel Rosário, Oni Presente, e verá que, mesmo eu repeitando sua opinião, você ta redondamente equivocado.

    Gilvan

    Gilvan

    ResponderExcluir
  18. amigos, não quero parecer presunçoso mas basta olhar para a cara desse Alckmim e ver que ele é falso. Precebi isso desde a primeira vez
    que o vi como candidato à presidência. imediatamente achei=o parecido com o Collor. o que quero dizer é que, para mim, é difícil ficar discutindo quem ganhou ou perdeu. não estamos falando de contabilidade. estamo falando de colocar uma pessoa (e o seu grupo) na presidência da república. a postura do presidência não foi de embate mas de debate e parece que todo mundo está considerando uma coisa a mesma que a outra...

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.