sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Terceiro mandato é para Lula ou era para FHC?

A discussão sobre a possibilidade de um terceiro mandato consecutivo para o presidente Lula está sumindo do noticiário. As declarações consecutivas de Lula contra o projeto e o ataque sistemático da “grande imprensa”, que já o classificou como um golpe a la Chávez alimentado por petistas, estão tirando o assunto da pauta.

Mas o Blog do Mello teima em remar contra a maré do noticiário. Anotem aí: esse projeto ainda vai dar muito o que falar. A começar pelo que não foi dito até agora: sua origem – como antes a do mensalão – está no ninho tucano.

O projeto que foi recolocado em pauta na Câmara dos Deputados garante a reeleição não apenas para um segundo ou terceiro mandato, mas uma reeleição infinita para cargos majoritários – a exemplo do que já ocorre no Senado e nas Câmaras e Assembléias.

Este projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. E não é de um petista, mas do deputado paraibano Inaldo Leitão. Partido dele na época: PSDB, onde era líder. Foi apresentado em 1999 e aprovado pela CCJ no ano 2000.

Quem era o presidente da República em 1999 e 2000? - FHC.

Portanto, o projeto era para garantir a possibilidade de reeleição infinita de FHC. Por que ninguém fala nisso? É bom não esquecer que o ex-ministro Sérgio Mota, o Serjão, cansou de afirmar que o projeto de poder dos tucanos era para 30 anos (imagine se Lula afirmasse tal coisa...).

Agora, a pergunta que faço é: Por que o projeto foi criado e apresentado naquela época, aprovado pela CCJ e em seguida engavetado? Será que isso só aconteceu porque a popularidade de FHC despencou ladeira abaixo, junto com o fiasco que foi seu segundo governo, cercado de escândalos?

Seria então FHC um chavista avant la lettre?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

8 comentários:

  1. Anônimo9.11.07

    Quero parabenizá-lo pela visão e raciocínio.
    Você não está remando contra a maré, mas com os argumentos usados, está totalmente a favor, só não vê quem não quer ou é cego de sinal de trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,
    acho que a discussão sobre um terceiro mandato agora é completamente descabida. Mas também acho descabido chamar de "golpe de Estado" um projeto aprovado em 2000 (no governo FHC) pela CCJ.

    Os deputados foram eleitos entre outras coisas para criarem Projetos de Lei. Se esses projetos são aprovados pela maioria do Congresso viram Lei. Simples assim. Não há golpe.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9.11.07

    Mello, sempre quando o assunto é Pt, me sinto no direito de comentar. Afinal meu pai ajudou a fundar o Partido no Rio, e nunca se candidatou a nada, nem aceitou cargo oferecido, até de acessoria. E o que eu sempre conversei com ele, foi a falta de pragmatismo dentro do Pt, para agir frente à determinadas situações, ainda tem muita gente dentro do Pt, que tem medo do Jô Soares, da Revista Veja e do Jornal Nacional, mesmo esses judiando diariamente de nós. Eu acho que o Pt tinha sim que entrar de cabeça na CPI da Abril. E agora tem que começar a rodear o entorno do terceiro mandato, encomendar pesquisas nacionais e etc. Espera passar as eleições municipais, se for um projeto viável. Um abraço, entra de cabeça, e bola nas costas da imprensa! Fazer pior que eles fizeram conosco ano passado vai ser difícil!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo14.11.07

    Oi Mello,
    estou pesquisando no site da câmara e não está batendo a filiação do Dep. Inaldo Leitão ao PSDB à época da emenda. Diz ser do PMDB.
    http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=14380
    Íntegra (onde menciona a reeleição):
    http://www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=43276
    abs

    ResponderExcluir
  5. Ampaix,
    ele era do PMDB, mas filiou-se ao PSDB em 1999.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15.11.07

    Oi Mello
    tem razão, só o texto não está muito claro nesse ponto.
    Parabéns pela tese e pela lembrança dos "30 anos" do Sergio Motta. Só me lembrava da referência aos "30 anos dessa raça no poder" do Bornhausen. O que é mais um indício de ditadura, pq 30 não é múltiplo de mandato de 4 anos.hehe

    ResponderExcluir
  7. Anônimo15.11.07

    Engraçado, publiquei esse texto nos comentários do Reinaldo Azevedo e até agora não foi removido e nem chamado de petralha.
    Estranho!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9.4.08

    Engana-me que eu Gosto!!!
    Jornalista do SBT Bate palmas por atitude de Lula
    Quanta Ingenuidade!!!!
    Será que vocês do Jornalismo do SBT acreditam mesmo que Lula não têm interesse no Terceiro mandato ?
    Por favor, não subestimem a inteligência do Povo.
    É claro e óbvio que Lula nega e até diz que rompe com PT caso o PT insista no terceiro mandato porque estamos longe das eleições para presidente.
    É Claro e óbvio que é esperteza de Lula fazer hoje este teatro, porque assim ele engana os ingênuos que dizem: Para bens presidente por sua atitude de não querer o terceiro mandato.
    Quanta ingenuidade!!!

    Quero ver quando estiver perto das eleições para presidente, se Lula vai continuar com este teatro.
    Quero ver se Lula vai abrir mão de continuar como presidente.
    Quero ver se o PT vai aceitar assim de forma simples perder a boquinha.
    Lula não é um Ator, ele já é o teatro que engana os ingênuos, inclusive reportes inteligentes do SBT que fica aplaudindo a atitude enganosa de Lula.
    Não sou partidário a ninguém, como também não sou ingênuo de acreditar que Lula não tem interesse no terceiro mandato.
    Claro que têm, e quando estiver na hora de brigar por isso, vai fazer.

    Eu pago para ver..........
    Aguardem!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.