Em artigo publicado hoje no Globo, o diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel, defende o copyright e investe contra os “piratas” que usam o trabalho alheio sem a devida remuneração.
Deveria começar criticando seus superiores da Infoglobo, que fazem isso com o chamado Eu-Repórter – o incauto que manda reportagens, fotos e vídeos para a Globo, com o intuito de colaborar com o jornalismo ou apenas de ter seu nome impresso ou digitado.
Em todos os cantos das Organizações Globo, seja na TV, no jornal ou nos portais G1 e Globo Online, essa participação é incentivada. No entanto, leiam mais uma vez o que diz o contrato sobre o pagamento a que fará jus o “Eu-Repórter” (grifos meus):
III – ENVIO DE CONTEÚDOS: DIREITOS DE AUTOR E DIREITOS DE IMAGEM
3.1 Ao remeter conteúdos produzidos pelo USUÁRIO, o mesmo concede uma licença não exclusiva, GRATUITA, não revogável, global e perpétua à INFOGLOBO, para que a mesma divulgue e/ou exponha tais conteúdos livremente no site O Globo e em veículos de imprensa da INFOGLOBO e/ou das demais empresas que compõem as chamadas ORGANIZAÇÕES GLOBO, para quaisquer finalidades, podendo ainda fixá-los e armazená-los em ambientes eletrônicos e/ou quaisquer suportes aptos à gravação e leitura de informações eletrônicas incluindo, mas não se limitando à ambientes na Internet, Intranets, demais redes públicas ou privadas de dados, dispositivos móveis tais como celulares e dispositivos de mão, computadores e aparelhos com capacidade de processamento de informações, mídias físicas como CDs, DVDs, cartões de memória, discos rígidos ou quaisquer outros suportes à informação eletrônica, assim como mídias tradicionais como TV e papel impresso e assemelhados.
3.2 O USUÁRIO igualmente concorda que a INFOGLOBO poderá comercializar com terceiros que não componham as chamadas ORGANIZAÇÕES GLOBO os conteúdos que houver submetido ao serviço Eu-Repórter. Nestes casos o USUÁRIO fará jus a um pagamento equivalente à metade do valor de aquisição do conteúdo efetivamente pago pelo terceiro, em até sessenta dias da data de referida transação.
Viram só? A Infoglobo ainda fica com a metade da grana do incauto. E aí, Kamel, que copyright é esse?
Leia também:
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Algo tipico de picaretagem. Normal na globo
ResponderExcluirO incauto vende se quiser, não tem nada escondido. Onde está a picaretagem, a não ser na vontade irrefreável de ser contra a Globo. A culpa é do Serra. Viva a Dilma!
ResponderExcluirNovamente estamos órfãos de você e deum dos melhores blogs da Internet. Deixo aqui o meu abraço e os voto de que seja apenas uma pausa para inspiração.
ResponderExcluirLia
Mello,
ResponderExcluirA cada dia que passa gosto mais e mais de olhar seu blog e de freqüentar blogues, algo que antes não fazia com tanta freqüencia apesar de ter um.
Acho muito importante criar uma mídia alternativa, algo contra-hegemônico mesmo. Embora saiba que os alcances disso são limitados, pois a força da mídia que está nas mãos dessa elite é muito mais eficiente.
No entanto, acho que é algo que deve ser feito e buscado. Então, estou repassando a frente sua luta pelo "faissez-ton-meme-media", e peço que os demais que leem o blogue não apenas façam um, mas também passem essa discussão a frente. Precisamos movimentar a sociedade e mostrar as contradições da mídia e de todo o sistema - ao menos se acreditarmos que é assim...
Grande abraço!
Mello,
ResponderExcluirA Globo desrespeita o produtor de conteúdo com uma proposta destas. Além do cara gravar o material, jogar na rede, ver se será publicado e não ganhar nada... ainda tem que se conformar com a possibilidade das Organizações Criminosas Globo poder lucrar com esse material sem consultar o produtor.
E sabe o que é pior? É que os produtores sabem disso, mas veem nisso uma oportunidade para jogar algum portfólio na internet; por isso, a Globo se sente no conforto de manter essa sistemática!
E ainda me vem o Ali Kamel articular uma asneira destas... como defender algo que a sua pátria-mãe burla?
Prontofalei!
TESES AO XIV CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA
ResponderExcluirBRASILEIRO (PCB).
TESE 1- O Capitalismo Hoje-AQUI
TESE 2- A Estratégia e a Tática da Revolução Socialista no Brasil-AQUI
TESE 3- Socialismo: Balanço e Perspectivas- AQUI
TESE 4- ORGANIZAR, ESTUDAR E LUTAR (Os desafios do PCB, no limiar do século XXI)- AQUI
Caro Melo, bom tê-lo de volta, sempre com pautas
ResponderExcluirbastante criticas.
A Globo se acha dona do pedaço, é porquê os incautos valorizam as postagens em seus meios de divulgação.
Mas aos poucos isso vai mudando, as pessoas vão ficando mais espertas...
Abrç.