Gilmar Mendes: 'Devemos ao Lula um julgamento justo'

Gilmar Mendes e Lula

Novo julgamento deve ser consequência lógica do desdobramento das revelações da Vaza Jato


Numa entrevista à agência Reuters, o ministro do STF Gilmar Mendes dá a entender que o julgamento de Lula deve ser anulado e, portanto, o ex-presidente deve ser levado a novo julgamento:
— "Devemos ao Lula um julgamento justo".
Tomando bastante cuidado para não antecipar seu voto e o de outros ministros, porque o caso aind srá julgado pelo STF, Gilmar repete as críticas que já externou à Lava Jato, embora ressalve a importância na Operação.
Apesar das críticas, o ministro do STF reconhece “êxitos inequívocos” e “inegáveis” com a Lava Jato porque havia um quadro de “metástase da corrupção”.
“Há um capital inegável, não se pode negar a importância da Lava Jato, isso precisa ser reconhecido”, destacou.
Quanto a um novo julgamento de Lula nos processos conduzidos por Moro, o ministro evitou ser taxativo, mas levantou hipóteses.
“Anular a condenação (do Lula) se eventualmente ocorrer por questão de suspeição, isso leva a um novo processo. Eventualmente isso pode ocorrer”, disse.
“É importante fazer essa análise com todo o desprendimento. A mídia se tornou num determinado momento muito opressiva. O bom resultado não é só aquele que condena. Isso não é correto. A gente tem que reconhecer que devemos ao Lula um julgamento justo”
Quanto às revelações das reportagens da Vaza Jato, para Gilmar Mendes há “fortes indícios de muitas irregularidades que podem ser crimes em relação aos partícipes dessas conversas todas”.

Leia a reportagem completa no site da Reuters.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello