Lula: 'Eu acho que o PT deveria ter feito uma briga para exigir uma apuração correta sobre a questão do fake news'

Lula na entrevista à BBC

Lula reclama da fraca reação do PT ao uso de fake news pela campanha de Bolsonaro


Em recente entrevista à BBC Brasil, o ex-presidente Lula mostra que continua em forma e acompanhando todos os acontecimentos da política do Brasil e do mundo.

Lula falou sobre as queimadas na Amazônia, a repercussão mundial, o governo Bolsonaro, Belo Monte, e deixou clara uma reclamação que é também aqui do Blog do Mello: por que o PT aceitou tão passivamente a eleição de Bolsonaro, fruto de fake news, de disparos ilegais pelo WhatsApp e de dinheiro de empresários impulsionando a campanha, o que é proibido por lei?

Leia a seguir o trecho em que Lula comenta o assunto e a entrevista completa você lê aqui na BBC.

BBC News Brasil O senhor sempre se disse orgulhoso por saber ler os desejos do povo. Na sua opinião, o que o povo quis dizer ao eleger Bolsonaro?
Lula Eu acho que essa história está mal contada. Primeiro, o Bolsonaro foi eleito porque esse que vos fala foi impedido de ser candidato. O grande cabo eleitoral do Bolsonaro foi a minha condenação, e a decisão da Justiça Eleitoral (impedindo a candidatura de Lula por causa da Lei da Ficha Limpa).
Segundo, uma parte dos votos (do Bolsonaro) você sabe que foi à base do fake news, da maior campanha de mentira já conhecida no Brasil. Eu não sei por que (não fez), mas eu acho que o PT deveria ter feito uma briga para exigir uma apuração correta sobre a questão do fake news. O PT aceitou o resultado.
Diferentemente do Aécio (Neves, do PSDB), que não aceitou o resultado (da eleição em 2014) da Dilma, numa eleição legal, em que não teve fake news. Então, agora o seu Bolsonaro, ele só tem que governar. Ele ganhou para governar, ele governe.
Eu, como fui Presidente da República, não sou daqueles que fica torcendo para as pessoas que governam dar errado, porque quem paga o pato é o povo. O que eu quero é que ele resolva o problema do povo brasileiro. Porque estamos há um ano só ouvindo falar em corte e ajuste, corte e ajuste, corte e ajuste, e não se ouve falar em desenvolvimento, em emprego, em política industrial. Isso não existe. Então, eu não sei onde vai parar o país.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello