Bolsonaro e subnotificação podem estar mandando mais pessoas às ruas. Secretário do RJ diz que relação pode ser de 50 ou 100 para 1

coronavirus

Ignorância do presidente e dos dados pode ser mortal


As declarações estapafúrdias e criminosas de Bolsonaro, que incentiva as pessoas a desobedecerem a quarentena, estão começando a produzir efeitos, com um aumento ainda pequeno mas gradual de pessoas na rua.

Ao napoleão de hospício na presidência se soma a incrível subnotificação dos casos de COVID-19, o que dá às pessoas a falsa sensação de que a pandemia não é tão forte assim e o vírus causa apenas uma gripezinha, como apregoam Bolsonaro e pastores coletores de dízimos do tipo Malafaia.

A falta de exames e o empurra com a barriga, em vez de acalmar a população está produzindo efeito oposto. Já não há um dia em que não se encontre alguém repetindo Bolsonaro e mostrando os números do Brasil, como se o problema fosse no exterior, "aqui o estrago não vai ser tão grande".

Por isso, a realização massiva de exames, como propõe a Organização Mundial de Saúde, também é fator fundamental para o combate ao vírus. Porque alimenta o banco de dados dos cientistas e coloca as pessoas na real sobre o perigo extremo dessa pandemia.

O secretário de Saúde do Rio, Edmar Santos, disse esta semana no jornal local da Globo no Rio que a subnotificação é muitíssimo maior do que se falava a princípio, de cinco a dez casos não computados para cada um confirmado. Os números reais são assustadores: 50 ou até 100 não notificações para cada uma divulgada.

Aplicados aos números de hoje, com oficialmente 7910 infectados, o Brasil pode ter, em verdade, entre aproximadamente 400 mil e 800 mil casos de infectados pela COVID-19.

Será que Bolsonaro chamaria isso de gripezinha com esses números?

Confira entrevista do secretário.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.