Bolsonaro pode acabar com Farmácia Popular, que atende a mais de 20 milhões de brasileiros


O governo Bolsonaro quer criar novo programa de renda para colocar no lugar do Bolsa Família. Só que para isso ele não vai distribuir renda, mas a ideia é acabar com os programas populares e enviar tudo para o tal Renda Brasil, que distribuiria em torno R$ 270 por mês.

Um dos programas na mira é o Farmácia Popular, que distribui medicamento de graça para mais de 20 milhões de pessoas por ano.

Então, o diabético, hipertenso, que hoje pega seus medicamentos gratuitamente, vai pegar os R$ 270 que receber do Renda Brasil e separar a parte dos medicamentos. Ou, o que é mais provável e pior, vai parar de tomá-los e agravar sua saúde levando-o aos hospitais.
O Farmácia Popular, que a equipe econômica do governo cogita extinguir, atendeu 21,3 milhões de pacientes em 2019. O programa oferece medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90%. A entrega é feita por meio de farmácias credenciadas pelo governo federal, que recebem reembolso dos produtos comercializados. 
As farmácias credenciadas oferecem 35 medicamentos, sendo 20 gratuitos. Os produtos tratam hipertensão, diabetes, asma, doença de Parkinson, glaucoma, entre outras doenças. Os descontos também se aplicam a contraceptivos e fraldas geriátricas.  
A presidente da ProGenéricos, Telma Salles, diz que o Farmácia é "essencial" para reduzir gastos da União com a saúde, pois controla especialmente doenças crônicas.
Para o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, acabar com o programa é "um tiro no pé". "O Ministério da saúde tem dois programas que são muito exitosos. Um é o programa de tratamento e prevenção do HIV/aids, reconhecido mundialmente. O outro é o Farmácia Popular", disse. [Estadão]
A distribuição de renda da dupla Bolsonaro-Guedes é assim: tira dinheiro do povão com uma das mãos e devolve uma parte com a outra.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.