Folha publica notícia mentirosa sobre Lula mesmo avisada de que era fake


A Folha publicou uma reportagem online em que afirmava que a defesa do presidente Lula queria empurrar com a barriga o julgamento do pedido de suspeição contra Moro.

Segundo a reportagem, a defesa de Lula estaria satisfeita com o empate em dois votos, que garantiria a vitória de Lula contra Moro e a anulação do processo, uma vez que o empate em matéria criminal beneficia o réu, e o voto do ministro Celso de Mello "seria imprevisível".

A defesa de Lula avisou ao jornal sobre a falsidade da notícia. Ainda assim ela foi publicada na versão impressa do jornal.

Eis a manifestação da defesa de Lula:
“É factualmente incorreta a afirmação veiculada hoje (12/08/2020) pelo jornal Folha de S. Paulo de que a defesa do ex-Presidente Lula estaria atuando para “viabilizar o julgamento do caso [suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos processos envolvendo o ex-presidente Lula] com somente quatro integrantes” da 2ª. Turma do Supremo Tribunal Federal ( “Buraco no Supremo após aposentadoria de Celso de Mello é aposta de Lula contra Moro”).
Na condição de impetrantes do habeas corpus (juntamente com a equipe do Teixeira, Martins & advogados) nossa iniciativa foi diametralmente diversa daquela afirmada pelo jornal: pedimos que o habeas corpus sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos processos envolvendo Lula seja julgado o mais breve possível diante das preferências legais e regimentos que incidem sobre a ação.
Mesmo alertado, o jornal preferiu republicar a reportagem no meio impresso com o erro factual apontado. Se a defesa técnica constituída por Lula, impetrante do habeas corpus e única legitimada a falar sobre a ação, nos termos do Código de Ética da Advocacia, esclareceu ao jornal que vem pedindo formalmente o julgamento prioritário do habeas corpus, não se pode cogitar de uma “defesa” que estaria atuando de modo diverso.
Cristiano Zanin Martins Valeska T. Zanin Martins”




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.