Bolsonaro consegue jogar o Real a um patamar pior do que no período da grande especulação sobre eleição de Lula em 2002


Jair Bolsonaro é um destruidor, que está transformando nosso país num lixo mundial, dilapidando nossas riquezas, nossas florestas, nossos indígenas, nossa população e até nossa moeda.
 
A situação do Real hoje está pior do que na época da grande especulação de 2002, quando o Mercado fez terrorismo cambial para tentar conter a possibilidade da vitória de Lula, felizmente sem sucesso. 
 
O Real chegou a se depreciar em 30% frente ao dólar à toa, apenas por especulação e terrorismo, com "medo" de Lula, e nossa moeda só voltou ao padrão em 2005.
 
Agora a mesma situação se repete com Bolsonaro, só que em ponto maior: a depreciação é de 40%, mesmo sendo ministro da Economia um homem do Mercado, um especulador nato e conhecido, um neoliberal raiz.
 
No entanto, o Mercado já descolou Guedes de Bolsonaro, percebeu que ele já não apita nada, e trata de jogar o Real lá embaixo, com fuga recorde de capitais, numa aposta de que com Bolsonaro as coisas que estão mal só tendem a piorar.
 
De acordo com cálculos do pesquisador do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) Livio Ribeiro a moeda brasileira entrou em uma trajetória de desalinhamento em relação aos fundamentos econômicos de longo prazo. 
Segundo Livio Ribeiro, esse descasamento representa uma depreciação de quase 40%. Ou seja, para um câmbio médio em torno de R$ 5,40, o valor sugerido pelos fundamentos estaria próximo de R$ 3,90. Em 2002, esse desalinhamento foi de cerca de 30%.
“Essa incapacidade do Brasil de absorver uma melhora no mundo ou, colocando de outra forma, a nossa capacidade de nos atrapalharmos não é uma propriedade dos últimos dias, tem acontecido há bastante tempo. Qualquer corte que você queira usar na avaliação dos fatores domésticos e externos, consistentemente, com pouquíssimas exceções, os fatores domésticos operam na direção de depreciar a moeda”, afirmou. [Folha]
Ou seja, o Mercado nem olha para o Real real, mas para a realidade do governo Bolsonaro, que destrói o país, não tem política alguma a não ser tentar livrar os filhos, a mulher e ele mesmo da cadeia, proteger milicianos e militares que o mantêm no poder e, agora, dar guarita ao Centrão, pelo mesmo motivo dos militares.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.