Derrotado, Trump pode sair da Casa Branca direto para a cadeia por sonegação de impostos


Se confirmada sua derrota eleitoral, que a essa altura é quase certa, Donald Trump não perderá apenas a presidência daquela que é considerada a maior democracia que o dinheiro pode comprar. Perderá também a liberdade de influenciar o mundo com as barbaridades que diz e, pior, poderá perder até a própria liberdade.
 
Reportagem do New York Times de 28 de setembro passado denunciou Trump por sonegação sistemática de impostos. 
 
E a Receita dos EUA não perdoa. Foi ela que levou à cadeia o mafioso Al Capone, saga que chegou ao cinema com o filme de Brian de Palma Os Intocáveis.
O New York Times revelou que Trump pagou apenas 750 dólares em impostos federais em 2016. “Ele não pagou qualquer imposto sobre a renda em dez dos 15 anos anteriores, em grande parte porque declarou mais perdas do que receitas”, escreveu o jornal americano, que analisou mais de 20 anos de declarações fiscais do presidente, que se recusa a fornecê-las publicamente, como manda a tradição do cargo.
Nos Estados Unidos, como no Brasil, o presidente não pode ser julgado por crimes cometidos antes do exercício do mandato. Sem o cargo, a Receita vai atrás dele.
“Não tenho dúvidas sobre isso. A única coisa que está blindando Trump nesse momento é o exercício do seu cargo”, afirmou o ex-procurador Nick Akerman ao ser perguntado se Trump poderia ser punido por não ter pago impostos compatíveis com sua fortuna bilionária.
“Evasão fiscal é um crime sério, e quanto mais dinheiro você rouba, mais tempo você fica preso“, explicou Akerman. “Trump parece ter feito uma série de atividades que podem ser qualificadas como fraude fiscal, e não apenas uma sonegação fiscal.” [Fonte: Exame]
O mesmo deve ocorrer com Jair Bolsonaro, quando deixar de ser presidente, por impeachment, renúncia ou pelo voto popular. Ele só não está arrolado no caso da corrupção do filho Flávio, conhecido como rachadinha, pelo cargo que ocupa.
 
Fora da presidência Bolsonaro pode vir a ser preso, como deve acontecer com o filho Flávio. E como pode acontecer com seu ídolo Donald Trump.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.