Grupos em defesa da liberdade civil e dos direitos humanos pedem a Biden que retire o pedido de extradição de Assange. Prazo final é amanhã, 12


Um grupo de defensores das liberdades civis e dos direitos humanos enviou uma carta ao Departamento de Justiça de Biden solicitando que o governo dos Estados Unidos abra mão do pedido de extradição de Julian Assange.
 
Em janeiro, o Reino Unido negou o pedido de extradição, mas o governo dos Estados Unidos fez uma petição inicial recorrendo da decisão e tem até amanhã, dia 12, para fundamentar oficialmente seu pedido.
 
É isso que esses grupos querem que o governo Biden não faça, ou seja, que não recorra e aceite a decisão que negou a extradição de Assange.
“A acusação ao Sr. Assange ameaça a liberdade de imprensa porque grande parte da conduta descrita na acusação é uma conduta que os jornalistas praticam rotineiramente - e que devem se envolver para fazer o trabalho que o público precisa que eles façam”, disse a carta, acrescentando: “As organizações noticiosas publicam frequente e necessariamente informações classificadas [como reservadas ou secretas] para informar o público de assuntos de profundo interesse público.”

A Fundação para a Liberdade de Imprensa organizou a carta. Outros signatários - cerca de duas dúzias de grupos - incluíram a American Civil Liberties Union, a Amnistia Internacional dos EUA, o Center for Constitutional Rights, o Committee to Protect Journalists, Demand Progress, a Electronic Frontier Foundation, Human Rights Watch, o Knight First Amendment Institute em Columbia Universidade, Projeto de Fiscalização do Governo e Repórteres sem Fronteiras.

“A maioria das acusações contra Assange diz respeito a atividades que não são diferentes daquelas usadas por jornalistas investigativos em todo o mundo todos os dias”, disse Kenneth Roth, diretor executivo da Human Rights Watch, em um comunicado separado. “O presidente Biden deve evitar abrir um precedente terrível ao criminalizar as ferramentas-chave do jornalismo independente, essenciais para uma democracia saudável.” [New York Times]

#FreeAssangeNow



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.