Nova onda de COVID no Japão deixa claro que Olimpíadas deste ano não têm nada a ver com esportes e sim com negócios


Uma nova onda de COVID atinge as principais cidades do Japão, inclusive a capital Tóquio. Recorde de novos casos são estabelecidos diariamente. Um lockdown à japonesa foi decretado nas principais cidades do país: grandes instalações comerciais, parques temáticos, estabelecimentos de karaokê e restaurantes que servem bebidas alcoólicas foram solicitados a fechar desde domingo [Japan Times].
 
No entanto, a situação piora a cada dia. A vacinação está atrasada e é certo que não teremos a população do país imunizada a tempo das Olimpíadas.
 
Pesquisas indicam que o próprio povo japonês é contrário aos Jogos, que já foram adiados do ano passado para este.
 
Ainda assim, o COI e os organizadores japoneses seguem insistindo na realização dos jogos. Antes, com 50% de público. Agora, já se considera uma Olimpíadas sem plateia.
 
Qual o interesse numa competição, onde o maior barato das Olimpíadas, para a maioria dos atletas e dos espectadores pelo mundo, é, além de ver os melhores em suas especialidades no melhor de sua forma, promoverr o congraçamento e a curtição de vivermos um mesmo mundo num mesmo tempo, se agora nada disso será possível?
 
Qual atleta de um país de ponta, com expectativa de medalhas, vai confraternizar com um brasileiro ou um indiano, com o vírus sem controle por aqui e com novas variantes?
 
Apenas os interesses comerciais, a imensa fortuna que rola junto com os Jogos, ainda mantém acesa a chama Olímpica.
 
Mas o vírus da COVID, o SARS-CoV-2, não está nem aí para isso, só precisa de gente para se propagar e segue fazendo seu trabalho, dando saltos olímpicos sobre as medidas preventivas, dribles de corpo sobre as vacinas e jogando o fino com quem aglomera e anda sem máscaras.
 
Duvido muito que as Olimpíadas aconteçam. Mas se acontecerem serão tudo, menos a grande festa do esporte e da confraternização que conhecemos. Apenas a roleta dos jogos rodando, enquanto o número de mortos se multiplica pelo mundo.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.