COI diz que Olimpíadas vão acontecer, mesmo com Tóquio em estado de emergência. 70% dos japoneses são contra


No mesmo dia em que a Reuters divulgou pesquisa que mostra que 70% dos japoneses são a favor de mais um adiamento ou do cancelamento definitivo das Olimpíadas de Tóquio, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, John Coates, afirmou que as Olimpíadas vão acontecer "mesmo se a capital permanecer em estado de emergência por coronavírus durante os Jogos". 
 
As Olimpíadas estão cada vez mais esvaziadas. Dos quase 200 mil dirigentes esperados, apenas 70 mil devem comparecer, caso as Olimpíadas aconteçam mesmo com um Japão sob pandemia.
Encerrando uma reunião de três dias para discutir os preparativos para as Olimpíadas e as medidas contra o coronavírus, as autoridades disseram que mais de 80% dos residentes da Vila Olímpica seriam vacinados antes de 23 de julho, quando as Olimpíadas começam.
"Posso dizer que agora está mais claro do que nunca que esses jogos seriam seguros para todos os participantes e, mais importante, seguros para o povo do Japão", disse Coates, vice-presidente do COI, no final da reunião.
Ele acrescentou que pessoal médico adicional faria parte das delegações olímpicas estrangeiras para apoiar as operações médicas e a implementação das contramedidas COVID-19 nos jogos.
O presidente da França Emmanuel Macron garantiu presença na Cerimônia de Abertura. Provavelmente porque os Jogos de 2024 estão marcados para Paris.
 
O importante é fazer girar o carrossel do dinheiro. Cada vez mais o que conta menos é o esporte e o congraçamento entre os povos, o tão falado espírito olímpico.
A equipe canadense de natação se tornou a mais recente delegação a se retirar de um campo de treinamento pré-olímpico no Japão antes dos Jogos devido ao medo do coronavírus.
Os planos para cerca de 50 campos de treinamento no Japão já foram cancelados, a maioria devido a preocupações com a pandemia.
A equipe de atletismo dos EUA também cancelou seu campo de treinamento na prefeitura oriental de Chiba na semana passada, enquanto dezenas de cidades japonesas abandonaram os planos de hospedar atletas. [Japan News]
Enquanto o Japão bate cabeça contra a pandemia, tendo vacinado menos de 4% de sua população, o povo faz manifestações de rua em favor da vacina e contra os Jogos, que, pelo visto, devem acontecer mesmo que sob o silêncio dos mortos.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.