Presidente da Bolívia diz que golpe de 2019 aconteceu pela impunidade dos envolvidos na ditadura dos anos 70 naquele país

O presidente da Bolívia Luis Arce reafirmou que não voltará atrás e serão punidos todos os envolvidos no golpe de 2019, como já está ocorrendo, com a prisão dos principais comandantes golpistas civis e militares, inclusive a ex-presidente Jeanine Añez.
 
Além do golpe de Estado em si, o governo golpista perseguiu e assassinou várias pessoas, por isso os envolvidos serão exemplarmente punidos, segundo Arce.
 
Para o atual presidente, não se repetirá a impunidade do golpe de 1971, na ditadura militar de Hugo Banzer, cujos assassinos seguem impunes.
“O povo boliviano não consegue mais suportar nenhuma impunidade ou pactos de silêncio”, advertiu o presidente em cerimônia no Grande Quartel General das Forças Armadas.
“Os últimos acontecimentos lançam luz sobre o que deve ser feito: a forma correta, real e concreta de pacificar que temos é a aplicação da justiça o mais breve possível, a pedido das famílias das pessoas que perderam vidas” no massacres, afirmou.
Arce lembrou o golpe que a ditadura militar de Hugo Banzer instalou há meio século como um exemplo que não deve se repetir na Bolívia.
“Nesse caminho de reconstrução, de pacificação, a justiça deve necessariamente se fazer presente (...). No golpe de estado de 1971, também houve mortes e 50 anos depois ainda há impunidade para os que estiveram naquele golpe; o povo boliviano já não aguenta mais qualquer impunidade ”, afirmou. [Sputniknews]
No Brasil, assistimos fato semelhante, com a impunidade da ditadura de 1964-1985 servindo de combustível para nova tentativa de golpe, comandado por um presidente e um vice que têm como herói um coronel (promovido ilegalmente a marechal nos vencimentos) torturador: Brilhante Ustra.
 
Luis Arce anunciou também a criação de “Casas da Memória” para testemunhar sobre as ditaduras e evitar assim que elas se repitam.
 




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos



Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.