Resposta institucional ao 7 de setembro é que vai dizer se Bolsonaro ganhou ou perdeu nas manifestações de ontem

Que elas não foram o que Bolsonaro esperava todo mundo sabe. Para quem sonhava com dois milhões na avenida Paulista ontem, teve tempo de preparo e muito dinheiro na organização e comunicação, juntar em torno de 150 mil pessoas é uma mixaria.
 
Mas eles foram barulhentos. E foram muitos. Ainda mais se levarmos em conta que o presidente é um inepto, que temos quase 600 mil mortos por COVID, que as vacinas andam trôpegas, que há 15 milhões de desempregados, 60% da população em situação de insegurança alimentar e em torno de 40 milhões na pobreza, com fome. É muita gente apoiando uma situação dessas.
 
Apenas a reação das instituições à subida de tom de Bolsonaro dará a medida do que foram as manifestações de ontem. Caso não seja aberto um processo de impeachment contra Bolsonaro, ele venceu e vai continuar subindo o tom até alcançar seu objetivo: o golpe que lhe dará os poderes de um ditador.
 
Notas de repúdio, declarações de que Bolsonaro passou dos limites etc. não resolvem o problema nem mudam a situação do país.
 
A decisão do presidente do Senado Rodrigo Pacheco de suspender as sessões da semana, inclusive a CPI, sinalizam aparente vitória de Bolsonaro.
 
Alguém aí está aguardando algo além de um ai, ai, ai do presidente do STF Luis Fux no pronunciamento prometido para hoje?
 
Presidentes de grandes partidos da direita e de centro deram declarações em favor da possibilidade de um impeachment. Levarão adiante?
 
Aí está a chave para entender se Bolsonaro ganhou ou perdeu com as manifestações de ontem.





Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos



Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.