Toffoli não falou merda à toa. Vem aí nova onda golpista, o semipresidencialismo


Em Portugal, onde participa do 9º Fórum Jurídico de Lisboa, o ministro do STF Dias Toffoli pôs lenha na fogueira ao afirmar que o Brasil vive um semipresidencialismo com o STF atuando como partido moderador:
"Nós já temos um semipresidencialismo com um controle de poder moderador que hoje é exercido pelo Supremo Tribunal Federal. Basta verificar todo esse período da pandemia", disse Toffoli. [Fonte: Gazeta do Povo] 
Isso certamente vai excitar as hordas bolsonaristas que há muito acusam o STF de impedir Bolsonaro de governar como se ele soubesse ou quisesse fazer isso. Bolsonaro disse no início do governo que veio para destruir e não para construir.
 
Participando do mesmo Fórum, o golpista Temer aproveitou a deixa e retomou o tema e a defesa do semipresidencialismo:
Temer defendeu que o Brasil adote o semipresidencialismo, regime em que o presidente compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional. O emedebista afirmou que parlamentares têm tempo hábil para aprovar o projeto até março do ano que vem. [Fonte]
Ou seja, que Terceira Via que nada! Nem Ciro, nem Dória, nem Moro, a Terceira Via deles é o golpe do semipresidencialismo (como já publiquei aqui) para tirar poderes de Lula, que ficaria mais ou menos como uma rainha da Inglaterra, enquanto um primeiro-ministro, eleito pelo Centrão provavelmente, comandaria o país.
 
É mais uma face do golpe. Já que não conseguem barrar a vitória de Lula, que cresce a cada nova sondagem, vão tentar lhe tirar o poder de governar.
 
Falta combinar com o povo., que por duas vezes já disse não ao parlamentarismo, que é o nome verdadeiro por trás de semipresidencialismo de araque do golpista Temer.





Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos



Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.