Facebook lucra com anúncios fraudulentos e não os retira do ar mesmo que os denuncie há 4 dias

A imagem que ilustra esta postagem é o print de um anúncio fraudulento publicado no Facebook. Como ele há dezenas de outros prometendo descontos impossíveis, sempre exigindo pagamento em PIX, e geralmente, mas não obrigatoriamente, a marca da Americanas.

A geladeira da fraude anunciada por R$700 custa em torno de R$4300. Há quem acredite num desconto desses e caia no golpe. Quantos não caíram e ainda estão caindo, simplesmente porque o Facebook os mantém no ar, mesmo sabendo que são fraudulentos.

Na segunda, dia 7, publiquei a denúncia no próprio Facebook, pela manhã:

CUIDADO

Pelo que estou vendo, Facebook está inundado por anúncios fraudulentos oferecendo desde celulares a geladeiras por preços incrivelmente baratos em sites que simulam ser das Americanas, principalmente, e pedindo pagamento em PIX.
Se comprar vai morrer no dinheiro.
Repare no carregamento que o endereço do site não é das Americanas. É golpe.
Exemplos nos comentários.
Além da denúncia na própria rede, denunciei ao Facebook cada um dos anúncios que vi, conforme print abaixo:
 
São dezenas de anúncios desde então até hoje, sem que o Facebook tome atitude alguma, causando sério prejuízo a quem cai no golpe do PIX. 
 
Já é um absurdo uma rede bilionária, que censura exibição de mamilo feminino, não ter uma equipe e algoritmos capazes de detectar esse tipo de anúncio e anunciante. Mais absurdo (para não dizer criminoso, porque não tenho bala para enfrentar advogados do Zuckerberg) é manter os anúncios no ar, mesmo avisado de que são fraudulentos há quatro dias.
 
Todos esses anúncios têm o aviso de Patrocinados, o que significa que o Facebook fatura com eles. O que é ainda mais grave.

Não seria o caso de um de nossos milhares de procuradores entrar com uma ação contra o Facebook? Ou a OAB?

E a Americanas, deixa rolar impunemente uma coleção de fraudes usando sua marca, o que a associa ao crime, ainda que indiretamente? Não há preocupação com a imagem da empresa?

Vou publicar esta postagem no próprio Facebook para ver o que vai acontecer.

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: