Na Dinamarca, partido quer chegar ao poder liderado por um chatbot chamado Leader Lars

Fundado em 2022 pelo grupo de artistas Computer Lars e pelo tech-hub MindFuture ApS, o Partido Sintético da Dinamarca é o primeiro partido político do mundo dirigido por inteligência artificial,liderado por um chatbot chamado Leader Lars.

De tanto as pessoas amaldiçoarem a política e os políticos (não sem motivos, diga-se) um grupo liderado pelo artista e filósofo dinamarquês Asker Bryld Staunæs resolveu criar um partido à prova de políticos, o Partido Sintético, que é liderado por um chatbot chamado Leader Lars.

A ideia fundadora do partido foi agrupar dados especialmente de pessoas e propostas de partidos marginais e sintetizá-las com o uso da IA (Inteligência Artificial), daí o nome Partido Sintético. A ideia é que ele represente 20% dos eleitores que não vão às urnas por não se identificarem com partido algum.

Segundo seus fundadores, "as vantagens de usar uma IA para ação governamental seriam várias. Por um lado, sua capacidade de processar dados e conhecimentos para a tomada de decisões é muito superior à de qualquer ser humano. Também estaria livre (em princípio) do fenômeno da corrupção e não seria influenciado por interesses pessoais". [Fonte: El País]

O que você acha da ideia?

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos