Representantes das vinícolas gaúchas põem a culpa no Bolsa Família pelos trabalhadores em situação de escravidão

Na semana passada, mais de 200 trabalhadores foram resgatados pela polícia por estarem trabalhando em situação de escravidão, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul:

Mais de 200 trabalhadores foram resgatados de um alojamento em Bento Gonçalves, na Serra do Rio Grande do Sul, onde eram submetidos a "condições degradantes" e trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva. Eles foram contratados por uma empresa que oferecia a mão de obra para as vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi, Salton e produtores rurais da região. O alojamento ficava no Bairro Borgo, a cerca de 15 km dos vinhedos do município. [G1]

Em resposta, o Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves emitiu uma nota cínica, onde não assume nenhuma responsabilidade pela criminosa ocorrência e ainda põe a culpa da situação, nas entrelinhas, em "um sistema assistencialista que nada tem de salutar para a sociedade". A nota, que peguei no Brasil de Fato, com o destaque:

Trabalhadores são agredidos, levam choques elétricos, são proibidos de deixar os alojamentos imundos, são expostos a situações análogas à escravidão e a culpa é do Bolsa Família?


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos