'As redes sociais são o nariz de um Pinóquio catastrófico'. Pinóquio é a mídia corporativa

O professor Muniz Sodré publicou em sua coluna na Folha uma crítica certeira não apenas às redes sociais. Para o professor, as redes sociais são o nariz de um Pinóquio catastrófico. Mas ele não para por aí, e mostra que o chamado jornalismo da mídia corporativa, dos jornalões, está indo pelo menos caminho em busca de views. Por isso eu acrescentei no título a informação de que Pinóquio é a mídia corporativa. As redes sociais são o nariz que as amplifica. Leia a coluna na íntegra:

O novo voo do passaralho

Uma palavra abstrusa atravessa os tempos do ofício jornalístico: passaralho. Nada elegante, mas precisa na referência vulgar à instabilidade da profissão. Desde meio século até hoje, o novato ou o veterano das redações sabe que o voo dessa ave improvável significa demissão súbita e coletiva, por motivos os mais variados. É o que tem acontecido recentemente em grandes organizações de mídia.

Se antes era apenas a decisão arbitrária do mandachuva, agora é também um dos efeitos de transformação no modelo empresarial que acompanham mudanças profundas na prática da informação pública. Primeiro vale observar que os grandes veículos (impressos, televisivos e digitais) parecem ter-se convertido ao modelo CNN: excesso de informação, sem base interpretativa capaz de articular a dispersão dos eventos noticiáveis ao real-histórico.

Numa analogia, a metástase biológica, entendida como proliferação patológica das células no câncer, pode dar uma medida do fenômeno da desinformação: a metástase informativa é a fragmentação dos fatos pela multiplicação irrelevante da notícia. Na microinformação, notícia deixa de ser projeção verossímil de um fato em função de um impulso individual, que varia do gesto bem-humorado ao boato rancoroso. Senão o surto maquinal do robô, já entre nós, precarizando a mão humana.

Essa "qualquer coisa noticiável" não é o mesmo objeto-mercadoria que faz viver o jornalismo. A modernidade da imprensa caracteriza-se por uma noticiabilidade historicamente comprometida com a sociedade civil, isto é, com a organização liberal da produção e da política. Tornar transparentes decisões do Estado, inserir o diverso na ordem dos acontecimentos, debater contradições de classe, pressionar governos são imperativos do jornalismo, que constitui a outra face da moeda democrática.

Isso sempre se fez, bem ou mal. Nesta última trilha caminha o jornalismo capaz de vender mentiras, supondo ser esse o gosto de sua audiência. O império norte-americano de Rupert Murdoch é exemplo recente. E são bastante notórios os casos brasileiros, numa conjuntura em que políticos são eleitos e mantidos nos cargos exatamente porque são mentirosos. É outra realidade, paralela, instalada pelo devir artificial do mundo. As redes sociais são o nariz de um Pinóquio catastrófico.

Trevas digitais tentam apagar o jornalismo. O passaralho, agora também tecnológico, sobrevoa cabeças patronais. Para quem mídia é só um negócio a mais, talvez pouco importe. Jornalismo, porém, é algo maior do que isso. Irá para onde vai (se for) a vida democrática. É hora então de pesquisa e de inédita parceria séria com escolas para um compromisso com vivas formas de existência além das redes.

*Sociólogo, professor emérito da UFRJ, autor, entre outras obras, de “Pensar Nagô” e “Fascismo da Cor”

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, sem popups de propaganda.
Para isso conto com sua assinatura. A partir de R$10.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos