Não era morfina, mas bolsonarina na veia, a droga que deixou Bolsonaro doidão

Em sua coluna de sexta, o mestre Janio de Freitas destrinchou a nova mentira de Jair Mentira Bolsonaro, que usou a desculpa de estar sob efeito de morfina quando publicou mensagem golpista no Facebook, dois dias após a tentativa de golpe de 8 de janeiro. 

Segundo Janio, "paciente ainda necessitado de morfina não recebe alta", o que joga no chão a desculpa de Bolsonaro de que estava doidão. A substância que o endoidece é a natural, que corre em suas veias, a bolsonarina, que o faz mentir três vezes usando duas palavras, numa compulsão só comparável a que tem por rachadinha.

A coluna de Janio, originalmente no Poder360:

No mundo da mentira

Quatro anos de dominação da mentira não bastaram para atenuar os obstáculos à franqueza. Tal como, descendo da sociedade ao indivíduo, 4 horas de treinamento não bastaram para evitar que Bolsonaro se inculpasse com a própria mentira da sua inocência.

Olhar o mundo, e vê-lo, traz o risco de dizer o que foi visto. Afinal de contas, há fórmulas estabelecidas pelos setores influentes da sociedade, aplicáveis às realidades sem depender das evidências: se o conceito não convém aos setores influentes, a evidência é reformada pela mágica da mentira.

Reconhecer que Putin levou a Rússia a invadir a Ucrânia, em transgressão criminosa à Carta da ONU de que é coautora, é bem aceito. Entender que Zelensky tem parte da responsabilidade pela ação brutal contra o seu país, isso não é aceito.

Vieram de um músico e poeta, o também escritor e advogado José Paulo Cavalcanti Filho, logo no começo da guerra, estas observações decisivas:

  • a Otan, pacto militar de Estados Unidos e Europa Atlântica, “desde 1997 deu início a um programa de alargamento para o leste, Hungria, Polônia, República Checa, apesar das promessas a Gorbatchov de que isso jamais ocorreria”;
  • aos pedidos da Rússia para congelamento dessa expansão o governo americano “limitou-se a dizer: ‘Nós apoiamos a adesão da Ucrânia’. Não é posição de quem quer conversar”;
  • “Para tornar tudo ainda mais complexo, em dezembro de 2001 os Estados Unidos se retiraram do Tratado Antimísseis-ABM, firmado em 1972. Algo impensável a quem quer paz”;
  • E Zelensyy, “assim que assumiu, fez aprovar nova Constituição, determinando que seu país faria parte da Otan”;
  • “Para agravar o cenário, os Estados Unidos anunciaram a intenção de instalar um escudo antimísseis nessa Europa do Leste, em aberta violação ao Ato Fundador Rússia-Otan (assinado em 1997)”.

Em tempo: José Paulo Cavalcanti Filho não teve e não tem filiação partidária, é liberal na acepção legítima do termo.

A ajuda de guerra do governo americano à Ucrânia, em sua recente estimativa pública, estava em torno de US$ 50 bilhões. Só estão fornecidas as armas autorizáveis pelo Congresso. Para complementá-las, e para aumentar a ajuda recebida pela Ucrânia, o governo Biden pressiona e obtém o fornecimento da Europa (a Polônia, por exemplo, mandou aviões de caça americanos).

É oferecer-se a ataques furibundos, no entanto, dizer que Zelensky encaminhou a Ucrânia para a guerra, e não para acordos com a Rússia de Putin. E, com evidências oferecidas até pelo próprio Biden, que os fornecimentos bélicos dos governos americano e europeus incentivam a guerra.

A veracidade é repelida, se não convier aos regentes da sociedade, e a mentira é exigida. Na guerra deles como em nossa ilusória paz. O resultado desse costume é o espírito colonizado, uma das desgraças nacionais.

Dizem que, apesar disso, a verdade sempre aparece. Bolsonaro dispensa esse otimismo: a mentira dele já se desmente, sempre. À Polícia Federal disse, agora, que seu vídeo de apoio aos atacantes dos palácios foi por efeito de remédio. Cloroquina, deveria ser.

O ataque foi no dia 8 de janeiro. O vídeo foi postado no dia 10, quando Bolsonaro estava sob efeito de morfina. Tarde, também, em que recebeu alta no hospital.
Paciente ainda necessitado de morfina não recebe alta. Bolsonaro, portanto, estava só sob efeito Bolsonaro.

 

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, sem popups de propaganda.
Para isso conto com sua assinatura. A partir de R$10.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos