Governo Lula critica Israel por bombardeios na faixa de Gaza que já mataram 27 palestinos

Brasil critica Israel

Numa reafirmação da nova política externa do Brasil, o Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty) emitiu nota criticando Israel por novos bombardeios à faixa de Gaza.

O governo de direita de Benjamin Netanyahu continua usando a guerra como desculpa para Israel se apropriar de terras palestinas, como vem acontecendo desde a criação do estado de Israel.

Israel se vale da enorme desproporção de forças entre seu exército regular, financiado e municiado pelos Estados Unidos, para submeter o povo palestino, desrespeitando decisão de Dois Estados da ONU. 

Eis a nota do governo brasileiro:

O Governo brasileiro tomou conhecimento, com consternação, do bombardeio realizado na madrugada de hoje pela Força Aérea de Israel a áreas residenciais na Faixa de Gaza, no Estado da Palestina, provocando a morte de ao menos 13 cidadãos palestinos, incluindo 10 civis, dentre os quais crianças.

O Governo brasileiro expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo do Estado da Palestina.

O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, já se tenham registrado as mortes de mais de 100 palestinos e mais de 15 israelenses em conflito. Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro apela às partes que se abstenham de ações que levem a uma escalada de tensão.

O Brasil reitera seu compromisso com o direito internacional, com o direito internacional humanitário e com a solução de dois Estados, para que Palestina e Israel possam conviver em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz.

O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, sem popups de propaganda.
Assine e apoie o blog que resiste há 18 anos. A partir de R$10.
Se preferir, faça uma doação via PIX para blogdomello@gmail.com

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos