Olha como está cidade gaúcha que prefeito decretou em calamidade pública

As enchentes no Rio Grande do Sul são o assunto dominante no Brasil há quase uma semana. E as chuvas não param.

Para administrar os estragos, os prefeitos estão declarando estado de calamidade pública para terem acesso descomplicado e urgente a verbas para socorrer suas cidades.

A grande maioria dos municípios gaúchos foi afetada de forma intensa pela catástrofe. Mas maioria não significa totalidade. Nem todos os municípios foram castigados pelas chuvas intensas.

E pelo menos um desses municípios declarou estado de calamidade sem precisar.

Basta comparar as imagens que vemos de cidades inteiras debaixo de lama com estas do município de Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Um perfil no X, antigo Twitter, ironizou a absurda decisão do prefeito.


 

O prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato (MDB), decretou estado de calamidade na quarta-feira, 8, à noite.

A iniciativa além de absurda é burra, porque bastava um morador de Imbé abrir a janela para ver que tudo estava Ok na cidade.

Pior: muitos gaúchos que estavam pensando em fugir de seus municípios para Imbé, que é cidade turística, desistiram da ideia ao tomarem conhecimento do estado de calamidade.

A grita foi geral e o prefeito voltou atrás e anulou o decreto com a desculpa de que apenas o decretou para poder ter acesso às verbas (o que ele não precisava dizer...). E alegou ignorância:

“Sobreveio informação técnica da Defesa Civil de que o instrumento legal para garantia do auxílio assistencial no caso do nosso município não seria a decretação de calamidade, bem como que estaria em curso a revisão de decretos de outras cidades não afetadas diretamente, e por mais que a situação de anormalidade e da necessidade de auxílio do governo do Estado e do governo federal se mantenha, entendemos que se faz necessária a revogação do decreto editado.”


Pelo visto a lama das enchentes em Imbé estava concentrada na prefeitura.

Contribua com o blog que está com você há 19 anos
PIX: blogdomello@gmail.com