Drible de Lula em Trump enlouquece plantadores de soja dos EUA

No futebol existe o drible da vaca, quando o jogador lança a bola por um lado do adversário e a pega pelo outro. Foi um drible desse tipo que o presidente Lula deu no presidente dos Estados Unidos Donald Trump com a soja brasileira.

Com seu tarifaço em cima do Brasil e da China, Trump acabou levando bola nas costas, pois o preço da soja dos Estados Unidos ficou muito mais alto do que o da soja brasileira. O governo do presidente Lula aproveitou a ocasião e deu o drible em Trump, colocando mais da nossa soja no imenso mercado chinês. 
 
Os Estados Unidos, que nessa época do ano chegavam a exportar 15 milhões de toneladas de soja para a China, este ano não não conseguiram nenhum (zero) contrato de exportação de soja. Enquanto isso, o Brasil garantiu 12 milhões de toneladas nos meses de setembro e outubro. 
 
Os agricultores dos Estados Unidos estão desesperados e têm pressionado Trump para reverter a tarifação chinesa porque não têm outro mercado onde enviar sua soja.
 
Produtores de soja dos Estados Unidos enviaram carta ao presidente Trump alertando que estão à beira de um “precipício comercial e financeiro”. Com tarifas de 20% ainda em vigor e a ausência de pré-vendas à China, a soja americana vem perdendo cada vez mais espaço para a concorrência, comprometendo a renda do setor norte-americano. A China, que chegou a responder por mais da metade das exportações do grão dos EUA, tem privilegiado fornecedores sul-americanos, diante da escalada tarifária entre os dois países. A American Soybean Association, em sua terceira carta endereçada à Casa Branca, cobra a garantia da retirada das tarifas retaliatórias, e que os EUA avancem em um novo compromisso de compras com Pequim. O apelo ocorre num momento crítico, às vésperas da colheita de uma safra sem seu principal comprador. Segundo a ASA, o setor não resistirá a um ciclo prolongado de perdas, caso o impasse comercial persista. [Agroconsult]

As tarifas de Trump estão enriquecendo seu governo, mas destruindo a agricultora e o comércio do país. Isso se reflete na queda acentuada na aprovação de Trump em todas as pesquisas. Até quando ele resistirá com seu tarifaço?

Apoie

PIX: blogdomello@gmail.com


Conheça os livros do Mello




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.